Cultura, Esporte e Lazer /

28 de Outubro de 2011 10h33

Cuiabá em festa com a abertura da 10ª edição do Festival Cururu Siriri

28/10/2011

Sandrine Gahyva- Secom Cuiabá: Maiores informações


A alegria e o colorido da cultura cuiabana foram os traços marcantes na abertura da 10ª edição do Festival Cururi Siriri de Mato Grosso, na noite de quinta-feira (27-10). Com o tema “Entre Fitas e Chitas”, o evento levou as tradições seculares da baixada cuiabana  ao Centro de Eventos da Acrimat, e contou com o prestígio da população de Cuiabá e Várzea Grande.

A edição 2011 do evento conta com 28 grupos de Siriri e cinco de Cururu, se apresentando nos quatro dias de festival, que termina somente no domingo, dia 30. Também se apresentam os quadrilheiros da região Norte do Araguaia, grupos de quilombolas e de portadores de necessidades especiais (PNE). A entrada para o festival é gratuita.

Emocionada com a festa, a presidente da Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri, Terezinha Quilombola, confessou estar com o coração a mil. “Hoje é um momento de comemoração de nossas raízes. De passo em passo e graças a nossos parceiros, a gente mantém e propaga a riqueza de nossas tradições”, destaca.

Representando o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, na abertura do festival, o secretário Municipal de Cultura, Luiz Poção, falou sobre a importância de manter viva a cultura Cururu Siriri. “Por meio do festival, buscamos lapidar e preparar os grupos de Cururu Siriri, visando uma maior profissionalização, e assim pulverizar a cultura cuiabana para o Brasil e mundo”, ressalta.

Três séculos

Veterano do Cururu, Sr. Anísio Gonçalves, ex-vice-presidente da Federação, acredita que a edição 2011 do festival será uma das melhores e maiores. “A cada ano nosso trabalho é levado mais a sério. Isso mantém viva nossa história. Para chegar até aqui, não são apenas 10 edições de festivais Cururu Siriri, mais quase 300 anos de uma trabalho para manter nossas tradições em pé”.

Impressionado com a grandiosidade da festa, o campeão Pan-Americano 2011 de natação, em Guadalajara (México), o cuiabano Felipe Lima, fez questão de prestigiar a abertura do evento. “Mesmo sendo de Cuiabá, tudo aqui é uma novidade para mim. Nunca havia participado de um festival de Cururu Siriri, bem como não imaginava a força de nossa cultura”, revela.

Programação

A abertura do festival teve as apresentações do grupo Passo Miudinho, da Categoria Infantil, seguido do Melhor Idade da Varginha, da comunidade Varginha, de Santo Antônio de Leverger. Apresentam-se na sequência os grupos de Siriri Raízes Cuiabana (Cuiabá); Unidos da Fronteira (Santo Antônio de Leverger), e Bacuri (Nossa Senhora do Livramento).

Durante o Festival, grupos de 18 municípios diferentes de Mato Grosso, divididos entre idosos, adultos e crianças se apresentam sobre o tema “Entre Fitas e Chitas” com o foco nos 10 anos de celebração do festival. Criado em 2002, o Festival pode ser considerado o maior evento do Estado dedicado à cultura, crescendo a cada ano em público e participantes. Em 2011, a expectativa da organização é que nos quatro dias, mais de 20 mil pessoas prestigiem a grande festa.

Além do Festival, o público poderá prestigiar as feiras de gastronomia e artesanato mato-grossense. A culinária regional é bastante apreciada assim como o artesanato, marca expressiva dos povos ribeirinhos e artesãos de nosso Estado.

A realização do festival é uma parceria entre setores públicos e privados, entre elas a prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá (SMC).