Cultura, Esporte e Lazer /

27 de Janeiro de 2012 14h54

Comunidade aprova e comemora a implantação do projeto da PEC no Jardim Passaredo

27/01/2012

Fabíola Gomes-SMC-3617-1274

A comunidade do bairro Jardim Passaredo e lideranças comunitárias da Região Sul de Cuiabá conheceram e aprovaram o projeto Praça de Esportes e Cultura (PEC), nesta quinta-feira (26-01). O empreendimento será viabilizado na região. A obra integra as obras contempladas dentro do Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), que tem o Ministério da Cultura (Minc) responsável pelo repasse dos recursos.

Para o secretário Municipal de Cultura (SMC), Luiz Poção, a instalação da PEC, além de reunir diversas ações, ajudará no combate à criminalidade. “É uma das obras mais importantes para o bairro, pois a grande intenção é conter a violência e a criminalidade”.

A presidente do bairro Jardim Passaredo, Benedita da Silveira, conhecida pela comunidade por “Xuxa”, agradeceu ao coordenador do projeto, Carlos Neri, aos secretários presentes, Luiz Poção (Secretaria de Cultura), e João Bosco Cruz (Secretaria de Esporte e Cidadania) pela  execução  do projeto.

“Hoje estamos vivendo uma realidade. Não sou uma presidente de promessas. Gosto de falar somente  quando  já  estou  trazendo  as  benfeitorias  para o nosso  bairro. Essa obra  chegou  e depois  dela muitas  virão”, ressaltou  a presidente. 

PEC

De 2011 a 2014, estão previstas a construção de 800 Praças de Esporte e Cultura -  (PECs)  em municípios e capitais todo Brasil , sendo que na primeira seleção realizada em setembro de 2010, foram contempladas 401 propostas. O objetivo das Praças dos Esportes e da Cultura é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer.  As prefeituras dos municípios contemplados são responsáveis pela gestão do complexo.

O empreendimento cuiabano terá 7 mil metros quadrados (m2), sendo o maior dos três modelos disponíveis para a PEC. Os outros dois projetos são para terrenos com dimensões mínimas de 700 m² e 3 mil m². A Praça contará com uma sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); salas multiuso; biblioteca com telecentro; cine teatro com 125 lugares; pista de skate, equipamentos de ginástica; playground; quadra poliesportiva coberta; quadra de areia; jogos de mesa e pista de caminhada.