Cultura, Esporte e Lazer / JEC'S 2019

21 de Junho de 2019 14h00

Com 71 escolas participantes e 1780 alunos, Jogos Estudantis Cuiabanos começam na segunda

21/06/2019

NAIARA LEONOR

Gustavo Duarte

Os estudantes ganharam mais um fim de semana para se preparar. Os Jogos Estudantis Cuiabanos (JEC’s) começam nesta segunda-feira (24), com jogos no Complexo Poliesportivo Manoel Soares de Campos, o Ginásio Dom Aquino.

O primeiro confronto é de Handebol feminino, às 7h30, seguido de Futsal masculino, às 8h. A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo informa que a data foi alterada de sábado (22) para segunda-feira (24) com objetivo de melhor adequar a participação das escolas e alunos no primeiro dia de jogos. De acordo com dados finais da organização, 71 escolas de Cuiabá vão participar desta 44ª edição dos JEC’s, totalizando 1.780 alunos.

Duas modalidades coletivas cresceram em números absolutos de participantes, com relação a edição de 2018. Enquanto que Handebol subiu de 101 no ano passado para 113 este ano, Voleibol saltou 172 em 2018 para 213 em 2019. Nas duas modalidades, a participação feminina supera a masculina nesta edição de 2019: 71 inscritos no feminino e 62 no masculino em Handebol e 130 inscritos no feminino 83 no masculino em Voleibol. O Futsal é a modalidade mais popular em ambos os gêneros, com 490 participantes no masculino e 187 no feminino.

Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol são as modalidades de equipe da competição. Já as individuais são: Judô, Atletismo, Natação, Xadrez, Ginástica Rítmica, Ciclismo, Luta Olímpica, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Badminton. Os estudantes serão divididos em duas categorias por idade: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

Os Jogos Estudantis Cuiabanos vão acontecer em três locais da capital mato-grossense: Complexo Poliesportivo Manoel Soares de Campos (Ginásio Dom Aquino), Ginásio Poliesportivo Verdinho e Complexo Esportivo Cid Nunes da Cunha (Ginásio da Lixeira). 

As rodadas dos jogos serão realizadas no período matutino e vespertino durante a semana e no período matutino, aos sábados. Os vencedores de cada modalidade e categoria receberão troféus, medalhas e vão representar Cuiabá nos Jogos Estudantis Mato-grossenses e posteriormente nos Estaduais e Nacionais.

Os jogos são administrados e organizados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte Turismo, através da Secretaria Adjunta de Esporte/Diretoria de Esporte, com participação efetiva de representantes da comunidade esportiva. A entrada é gratuita e aberta a toda a população.

Confira o regulamento e Boletim 01 do JEC's 2019: