Cultura, Esporte e Lazer /

27 de Março de 2015 17h31

Cinco atletas estrangeiros disputam a 29ª Corrida Bom Jesus

27/03/2015

CARLOS MARTINS

Divulgação

Cinco atletas estrangeiros – três homens e duas mulheres – estão entre os atletas de elite que disputam a 29ª Edição da Corrida Pedestre Senhor Bom Jesus de Cuiabá, que será realizada no próximo dia 12 de abril, na Capital. A chegada dos corredores está prevista para o dia 10, dois dias antes da prova.

Dois são do Quênia, dois da Etiópia e um do Bahrain, pequeno País localizado na região do Golfo Pérsico. Eles integram o pelotão que tentará vencer o percurso de 10 quilômetros em tempo menor do que no ano passado, quando o percurso foi feito em 29 minutos e 34 segundos, na categoria masculina, e em 35 minutos e 9 segundos, na categoria feminina.

A corrida é organizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e integra o calendário de comemoração do aniversário de 296 anos de Cuiabá. A largada será no Parque Mãe Bonifácia, assim como a chegada. Estão inscritos cinco mil competidores. Eles disputam nas categorias atletas com deficiências, elite (feminina e masculina) e atletas categoria geral.

A atleta queniana EdnahMukwhana já está treinando em São Paulo e o seu compatriota Jacob Kemboi Kiprotichcame deve chegar ao Brasil, diretamente em Cuiabá, no dia 10. Neste mesmo dia devem chegar à Capital mato-grossense o corredor Tsegaye Getachew Tadese e a corredora Tewabech Yemenu Demse, ambos da Etiópia, e o atleta Birhanu Yemataw Balew, do Bahrain. Estes atletas têm no currículo vitórias importantes nos últimos dois anos tanto no exterior como no Brasil.

Além destes atletas procedentes de três países, a competição deste ano irá reunir representantes de 12 Estados, dentre eles, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Amazonas. Competidores de 20 municípios de Mato Grosso também vão disputar a corrida. Segundo o diretor de Esporte e Lazer, Luiz Arthur, a procura por inscrições foi tão grande este ano, que no dia 24 tiveram que ser encerradas. 

Atrativos

“As inscrições foram abertas ao meio dia do dia 18 [quarta-feira] e prosseguiria até o dia 29. Mas tivemos que fechar já nesta terça-feira, 24, porque o número de inscritos já havia chegado a 5 mil”, explicou.

Para ele, a Corrida Pedestre Senhor Bom Jesus de Cuiabá desperta grande atenção e é uma das mais atrativas na atualidade, seja pela organização da prova e ainda pela premiação, que oferece para o primeiro lugar, nas categorias masculina e feminina, troféu e mais R$ 8 mil. 

Entre os brasileiros, quem tem grande chance de fazer frente aos estrangeiros, é o vencedor da corrida no ano passado, Wellington Bezerra da Silva, de Barueri (SP), que fechou a corrida com o tempo de 29 minutos e 53 segundos.

O atleta Wendell Jerônimo de Souza, 23 anos, também aparece como sério concorrente ao primeiro lugar. Este ano ele chegou em quarto lugar (tempo de 31`26”) na 31ª Corrida de Reis, promovida pela TVCA em janeiro. Em julho do ano passado, ele venceu a 8ª Corrida Governador Dante de Oliveira (tempo de 31´44”) representando a equipe da Prefeitura de Pontes e Lacerda. 

No feminino, a representante do Cruzeiro de Belo Horizonte, Sueli Pereira Silva, 37 anos, vai estar no pelotão de frente com grande chance de subir ao pódio em primeiro lugar. No ano passado, ela venceu a Bom Jesus com o tempo de 35 minutos e 9 segundos e também a Governador Dante de Oliveira, fazendo o percurso de 9 quilômetros em 37 minutos e 25 segundos. Na Corrida de Reis, Sueli conquistou o quarto lugar (tempo de 34`54”).

A atleta Nadir Sabina de Siqueira, 44, que no ano passado chegou em segundo lugar (tempo de 39,27) na Dante de Oliveira, também vai brigar este ano pelo primeiro lugar no próximo dia 12 de abril.