Cultura, Esporte e Lazer /

10 de Novembro de 2011 14h00

Ceramistas são homenageados na região do Coxipó

10/11/2011

Assessoria SMC - (65) 3661-3264 ou (65) 8142-3450

 

A Associação dos Artesãos da comunidade São Gonçalo Beira Rio, com respaldo da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), realiza nos dias 12 e 13 de novembro, uma homenagem para as ceramistas da região no Centro Cultural do bairro, situado na região do Coxipó, em Cuiabá. 

A programação começa no sábado, com a feira artesanal seguido do tradicional concurso de cerâmica. A noite o evento conta com apresentações de bandas regionais de Cururu e Siriri e no domingo será oferecido um almoço dançante.

A tradição artesanal da comunidade é homenageada há quatro anos e visa incentivar e valorizar o artesanato cultural na região. Segundo a presidente da Associação, Alice Conceição de Almeida, um dos objetivos do evento é atrair pessoas de todas as regiões da capital. “Queremos trazer pessoas da região do CPA, até mesmo de Várzea Grande, entre outros para prestigiar nossa arte”, diz.

Beira Rio

Um dos mais tradicionais e antigos bairros de Cuiabá, o São Gonçalo Beira Rio teve seus primeiros habitantes no ano de 1719, e veio incorporar área urbana da capital no final da década de 1960. Com a decadência da produção de açúcar no Mato Grosso na década 30, aliada à argila abundante acumulada nas margens do rio Cuiabá e nas várzeas, a comunidade tornou-se a cerâmica artesanal um modo de vida econômico para região.