Cultura, Esporte e Lazer /

09 de Janeiro de 2014 16h30

Aulas do Coral Municipal serão iniciadas dia 21 de janeiro

09/01/2014

Evelyn Ribeiro

Os 50 alunos aprovados no teste vocal para participar do Coral Municipal vão iniciar as aulas no dia 21 de janeiro, na Secretaria Municipal de Cultura (antigo Clube Feminino).

Cerca de 80 pessoas com idade a partir de 18 anos participaram do processo seletivo conduzido pelo maestro Carlos Taubaté. As aulas são gratuitas e serão ministradas todas às terças e sextas-feiras das 20 às 22h.

A iniciativa faz parte das ações de incentivo à cultura e resgate musical do coral, que já foi considerado um dos mais atuantes, participando também de concursos e apresentações nacionais.

Durante todo o ano de 2014 os alunos vão receber orientações teóricas e práticas voltadas para os princípios de técnica vocal, palestras e desenvolvimento de repertório que inclui música clássica, MPB, étnica e mato-grossense. Eles também vão participar de apresentações públicas. 

A classificação vocal pode ser soprano ou contralto no caso de vozes femininas, já no masculino, tenor ou baixo. Com 30 anos de atuação, o maestro Carlos Taubaté conta que se surpreendeu com a alta procura e com a qualidade vocal dos participantes do Coral Municipal.

“Nossa população estava carente de cultura e a nossa expectativa é a melhor possível. As pessoas estão empolgadas com esta oportunidade, que considero como um aprendizado somado ao prazer” pontuou Taubaté.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, o coral era um dos projetos mais esperados pela Secretaria para ser executado, já que envolve a participação de servidores, aposentados e pessoas da comunidade.

“O coral além de ser uma ocupação diferenciada também vai propor aos integrantes um novo ânimo, além da possibilidade de socialização”, disse o secretário.