Cultura, Esporte e Lazer / JEC'S / INCLUSÃO SOCIAL

26 de Maio de 2018 18h26

Abertura do 43° Jogos Estudantis Cuiabano reúne grande público para contemplação do esporte

26/05/2018

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

Arquivo

Uma grande de festa deu início à abertura oficial do 43º Jogos Estudantis Cuiabanos (Jec’s), na manhã deste sábado (26), no Complexo Dom Aquino. Superando as expectativas de anos anteriores, ao todo, 80 escolas foram inscritas e 1.914 atletas estarão envolvidos nas competições. O evento teve também a escolha da Garota Estudantil.

Considerada a competição esportiva juvenil mais tradicional da Capital a abertura contou com o desfile de todas as escolas, juramento da bandeira e dos competidores, acendimento da pira olímpica, apresentações de dança, gincana com os pais, sorteio de brindes e o desfile da Garota Estudantil 2018. As competições começarão a partir do dia 05 de junho (terça-feira).

De acordo com o secretário-adjunto de Esporte, Edilson Odilon, os Jogos Estudantis representam o futuro do esporte mato-grossense.

“O Jec’s é importantíssimo para o calendário esportivo da nossa cidade, já é uma tradição. E esse ano a responsabilidade aumenta devido ao número superior a 25% em relação ao ano passado em que toda a rede municipal, estadual e privada foi acionada a convocar seus alunos a participar dos jogos. Além disso, é importante frisar que temos um compromisso social junto com os pais e professores que atuam dia a dia e que fazem despertar nesses jovens o espírito esportivo e a conquista de valores, que é fundamental para que se tornem cidadãos de bens”, ressaltou o secretário.

O Jec’s serve como seletiva para os Jogos Estudantis Mato-grossenses e também para os Jogos Escolares da Juventude de 2018, durante aproximadamente 30 dias.

As modalidades esportivas que disputam os Jogos Estudantis Cuiabanos nas coletivas são: Basquetebol, o Futsal, o Handebol e Voleibol. Já nas individuais: Judô, Atletismo, Natação, Xadrez, Ginástica Rítmica, Ciclismo, Luta Olímpica, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Badminton.

“Para a execução das modalidades contamos com três espaços poliesportivo: o complexo Dom Aquino, Ginásio Verdinho e Ginásio da Lixeira. Cada categoria será destinada a um destes locais”, disse.

As competições são administradas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, por meio da Secretaria Adjunta de Esporte, com participação efetiva de representantes das instituições esportivas e Conselho Esportivo.

“A credibilidade deste trabalho por toda a comunidade escolar faz com que continuemos desenvolvendo ações esportivas no município. A Prefeitura de Cuiabá, em nome do nosso prefeito Emanuel Pinheiro deu todo o apoio e estrutura necessária para a realização desse evento demostrando que a gestão é voltada para todos”, concluiu.

Para o atleta de Luta Livre Olímpica, Angelo Anselmo, a expetativa é grande. “É a segunda vez que participo dos jogos, sou muito competitivo e sempre dou meu melhor para junto com minha escola conseguirmos bons resultados, disse o aluno da escola José Fragelli.

Os jogos serão realizados de terça a sábado no período matutino e vespertino podendo se estender até as 19h. Aos sábados os jogos ocorrem apenas no período matutino.

 

Garota Estudantil 2018

Assim como nas edições anteriores, a programação da cerimônia deste ano também contou com a escolha da Garota Estudantil. Representando as escolas participantes dos Jogos Estudantis Cuiabanos, 15 candidatas, desfilaram pela passarela para serem avaliadas nos quesitos beleza, desenvoltura, simpatia e harmonia.

“Estou muito feliz, fiquei surpresa, mas é um prazer representar minha escola e ainda ser escolhida a garota dos jogos”, disse a ganhadora do concurso, Karen Rafaela, da Escola Pascoal Ramos.