Cultura, Esporte e Lazer /

13 de Outubro de 2011 09h00

5ª Mostra Internacional de Teatro Infantil apresenta esta tarde o espetáculo “Bom Apetite”

13/10/2011

Secom Cuiabá com informações do MITI: 3645-6054


Música, mágica, malabarismo, jogos e muito humor é o que promete a programação da 5ª MITI, Mostra Internacional de Teatro Infantil, nesta quinta-feira (13-10), no Centro Cultural da UFMT. A atração de hoje é o espetáculo “Bom Apetite”, da Cia Pé de vento Teatro de Santa Catarina, a partir das 15h.

A peça infantil, que tem como o ator, Pepe Nuñez, nascido na Espanha e radicado em Florianópolis/SC, faz um mergulho na arte cômica.

“Bom Apetite” é um espaço de brincadeira, aberto para todas as idades. Jogos e cumplicidade marcam o compasso da orquestra, que formam público e palhaço, rindo de si mesmos, trazem à tona o que todos nós temos de mais irreverente, descontraído e ingênuo. Reelaborando cenas e situações clássicas dos cômicos populares, e usando recursos da tradição Cômico-Circense, este palhaço com nariz vermelho e um estilo franco e descontraído, convida o público a participar ativamente das cenas compartilhando sempre o lado ridículo e inocente do ser humano.

A Cia Pé de Vento Teatro é sediada em Florianópolis, atua com um repertório de espetáculos, projetos e intervenções teatrais no território nacional e internacional por meio de Mostras, Festivais e Temporadas Teatrais. Desde sua fundação em 1999, mantém uma linguagem própria na montagem de seus espetáculos embasada na pesquisa do trabalho do ator, do universo circense e da comicidade, além do permanente intercâmbio com Cias de relevante experiência no país e exterior.

A Cia realiza em média mais de 150 apresentações ao ano, com convites para se apresentarem em Espanha, Áustria, México, EUA, Argentina, Portugal, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, entre outras. Percebe-se um trabalho que se propõe recuperar na figura do palhaço a sua vertente mais ousada, crítica, ácida, provocadora... assumindo o compromisso de transcender o mero papel de provocador de risadas e entretenimento, para ir fundo no papel de observador critico da realidade.

Para isto, a Cia, desenvolveu uma linguagem universal que prescinde quase totalmente da palavra e busca atingir o Imaginário Coletivo através de situações, intenções e gestos tirados do cotidiano do dia a dia e da realidade contemporânea em que vivemos. Também a necessidade da brincadeira, do puro divertimento e da irreverência das tradições Cômico-Circenses ... como traz o espetáculo Bom Apetite.

As crianças irão participar de 3 oficinas, sendo: Brincando de plantar uma semente de flor e decorar um vasinho de garrafa pet que levarão para casa. Na Oficina de fantoche em sacos de papel, a criação do personagem, estimula a imaginação, a criatividade e possibilita o mergulho no universo teatral. Já na de Paraquedista, um brinquedo feito com pouco e que provoca enormes encantamentos reutilizando sacolas plásticas, linha e um peso levam a todos a percepção da leveza dar e a simplicidade do movimento.

Segundo o coordenador geral da Mostra, Eduardo Espíndola, “o objetivo das oficinas da MITI ambiental é ensinar o ato de "plantar", que diz respeito não somente à natureza, mas também representa um método de se obter resultados que demandam tempo, cuidado e paciência, construção do conhecimento técnico associado ao compromisso emocional e corporal da criança que são aprendidos e transformados em valores no decorrer do processo”.

Cinema

No cine MITI será exibido o filme “O Jogo” de Nico Lau, que é o primeiro curta protagonizado por Nico e Lau (personagens interpretados pelos atores Lioniê Vitório e J. Astrevo). Os personagens estão envolvidos numa trama que, movidos pela necessidade de ambos, se veem obrigados a arriscar um oio, então apostam na sorte. Seja o que Deus quiser!

Seguindo a programação do cine teremos a exibição do espetáculo de bonecos “Uma Noite em Claro”, da Cia Odelê – A casa dos Gestos que conta a história de Morpheu, um cidadão comum que regressa a sua casa após um dia intenso. Seu único objetivo é ter uma noite tranquila, dormir profundamente. Contudo, esta não será uma noite qualquer, uma vez que diversas situações inesperadas perturbarão seu sono constantemente.

“Uma Noite em Claro” é um espetáculo de teatro de bonecos inspirado no gênero do desenho animado clássico e, tem como referência os desenhos norte-americanos das décadas de 30 a 50 (Perna Longa, Popeye, Looney Toones, Super Mouse, Tom e Jerry, etc...).

Apoio

A prefeitura de Cuiabá é uma das patrocinadoras do evento, junto com a Caixa Econômica Federal e o Governo do Estado de Mato Grosso, via Secretaria de Cultura. O evento conta ainda com apoio do DCE da UFMT, Plaenge e Funarte. A Mostra é uma realização da Acênica, com produção da Ação Cultural.

Serviço:

Assunto: 5ª Mostra de Teatro Infantil apresenta o espetáculo “Bom Apetite”

Data: 13-10-2011 (Quinta-feira)

Horário: 15h

Onde: Teatro Universitário UFMT

Ingresso: Um brinquedo usado em bom estado.

Oficinas e Cine MITI

Quando: 13-10-2011 (Quinta-feira)

Horário: 14h

Onde: Centro Cultural da UFMT

Ingresso: Um brinquedo usado em bom estado.