Controladoria / CONTROLE SOCIAL

17 de Janeiro de 2018 16h15

Portalzinho da Transparência educa crianças com jogos lúdicos e histórias em quadrinhos

17/01/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Desbravar o universo da cidadania, descobrindo qual o seu papel na sociedade, é uma missão na qual crianças já podem se aventurar. Com o Portalzinho da Transparência, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá através de uma iniciativa criada pela Controladoria Geral da União (CGU), é possível aprender questões fundamentais como os perigos da corrupção, a importância em tomar atitudes corretas e o cuidado com a nossa cidade, por meio de divertidos jogos on-line e histórias em quadrinhos.

“A Controladoria investe na formação cidadã das crianças da rede pública de ensino e sabemos que brincadeiras lúdicas contribuem diretamente para a absorção de conteúdos tão fundamentais como estes que trabalhamos. Com um material interativo e didático, é possível descobrir o mundo que os cerca a partir de pequenas histórias do dia-a-dia, que ilustram bem valores éticos e morais. Considerando que os pequenos possuem uma mente ávida e constantemente disposta a aprender coisas novas, essas ferramentas coloridas são mais um aliado na construção do futuro de Cuiabá. Essas crianças são os próximos gestores, prefeitos, governadores e líderes comunitários. E para que eles façam a diferença, precisamos usar todos os mecanismos necessários, ampliando seu entendimento, permitindo que eles dimensionem o papel de agentes transformadores que possuem na sociedade contemporânea”, afirmou Marcus Brito, controlador-geral do Município.

De Olho na Merenda e Capitão Cidadania são alguns dos jogos disponíveis. Respectivamente, eles encorajam o usuário a encontrar artigos inadequados que não podem ser servidos na alimentação e ajudam o pequeno herói a percorrer pela cidade entregando panfletos com orientações de descarte de lixo. As histórias também trazem temáticas habituais ao núcleo infantil, como o desrespeito com os coleguinhas e as colas feitas durante a prova. Ensinando didaticamente quais os caminhos corretos, o material é simples e usa uma linguagem ideal para crianças.

Para a diretora de Transparência do Município, Luana Kahara, envolver os mais novos nessa atmosfera onde o certo e errado são diariamente debatidos entre os adultos, é um dever de toda a população. “As crianças precisam saber que elas fazem parte dessa dinâmica ativa do convívio social e não podem ser excluídas. O entendimento comum às vezes sugere que elas aprendam certos valores apenas na juventude, mas quanto antes elas absorverem esses conceitos, melhores adultos serão. É com essa mentalidade que dedicamos muitas das nossas ações para a formação dos alunos da rede municipal de ensino. Cremos que o trabalho consolidado na pouca idade gera raízes profundas que refletirão em longo prazo. O Portalzinho é mais um desdobramento dessa base, que une o lazer com preciosas lições de vida”, concluiu.

Para desfrutar das ferramentas do Portalzinho da Transparência, é necessário acessar a plataforma através do navegador Internet Explorer. Clique aqui e conheça.