09 de Junho de 2011 14h45

Trilha do Coxipó do Ouro recebe vistoria para Caminhada na Natureza

09/06/2011

Rosane Brandão-PMC

Os organizadores da 5ª Caminhada na Natureza do Coxipó do Ouro vão fazer nesta sexta-feira (10-06), a partir das 8h, uma vistoria na trilha dos cerca de 10 quilômetros, que serão percorridos pelos amantes da natureza no dia 19 de junho.  O evento está sendo organizado pela Prefeitura de Cuiabá, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo de Mato Grosso (Sedtur).

A vistoria será feita pela Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e infraestrutura, além de técnicos da Sedtur e o Corpo de Bombeiros.  “Será um trabalho de reconhecimento do caminho e dos seis pontos de apoio que serão montados no percurso”, informou a secretária de Turismo de Cuiabá, Tania Barteli.

O objetivo da Caminhada na Natureza, segundo a secretária, é incentivar a prática esportiva e fomentar o crescimento do turismo rural, valorizando os benefícios naturais e ambientais. “Cuiabá tem se destacado no calendário da Caminhada na Natureza em Mato Grosso por ser privilegiada de acontecer em três comunidades rurais: Coxipó do Ouro,Guia e Aguaçu”.

Durante o trajeto da caminhada, que será realizada no domingo dia 19 de junho, os participantes vão poder contemplar as belezas naturais do rio Coxipó, cascatas, os paredões de Chapada dos Guimarães, além de desfrutar do ar puro junto à natureza e do clima agradável da região. A previsão é que todo o percurso seja feito em 3 horas. A expectativa de público é aproximadamente 800 pessoas.

Em Cuiabá, o circuito acontece no Coxipó do Ouro há quatro anos. E desde o ano passado se estendeu ao Distrito do Aguaçu e Nossa Senhora da Guia. O percurso é sempre entre 10 a 12 km. A caminhada na Guia será realizada no mês de setembro; a do Aguaçu ainda não tem data marcada.

A atividade em Cuiabá integra as caminhadas promovidas há 20 anos pelo Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento, da Alsácia, na França e pela Federação Internacional de Esportes Populares.

Mais informações: