30 de Junho de 2011 12h55

Tradicional missa dá início a Festa de São Benedito

30/06/2011

Ângela Jordão/PMC

A primeira-dama de Cuiabá, Dra. Norma Sueli Galindo, participou na manhã desta quinta-feira (30-06), da missa de abertura dos festejos de São Benedito. A festa, que começou hoje e vai até domingo, dia 03 de julho, é promovida pela igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Seguindo a tradição, a missa teve início as 05 horas da manhã, com uma imensa queima de fogos e reuniu aproximadamente três mil fiéis, devotos de São Benedito.

A Festa acontece depois dos festeiros passarem todo mês de junho percorrendo as ruas de Cuiabá, apresentando o Santo, distribuindo bênçãos e buscando doações para os festejos.

Este ano, o tema é: "Festejar São Benedito é louvar e agradecer a Deus pela vida e pela natureza". A preservação do meio ambiente e os cuidados com a “mãe terra” foi o tema recorrente durante as duas horas da missa. “Não podemos aceitar qualquer tipo de violência contra as pessoas e contra a Terra”, enfatizou o Padre João Ignácio, que conduziu a celebração. Para os festeiros de São Benedito, não pode haver paz entre os homens sem que haja a preservação dos recursos naturais e o cuidado com o planeta.

Ao final da celebração, a primeira-dama recebeu as bênções do Santo e disse estar emocionada com tamanha demonstração de fé dado pelos devotos de São Benedito. “É uma fé que emociona. Tenho apenas que agradecer por receber a bênção e a graça que somente pessoas com muita fé podem oferecer”. Depois da missa, aconteceu o tradicional chá com bolo.

Todas as atividades da Festa de São Benedito são realizadas na Praça do Rosário, no entorno da histórica igreja. Diariamente, até domingo, serão realizadas missas às 05 horas da manhã. À noite, barracas vendem comidas típicas e são apresentados inúmeros shows. A organização espera que mais de 100 mil pessoas visitem a Festa nestes quatros dias. Os festejos se encerram no domingo, com a tradicional procissão de São Benedito, que costuma reunir mais de 10 mil pessoas.

Festa de São Benedito

A Festa de São Benedito é a mais longa e popular festa religiosa de Cuiabá. Dura cerca de um mês, contando com o período das visitas dos festeiros e esmoleiros às casas cuiabanas, e chega a reunir mais de dez mil pessoas a cada uma das noites de festa realizada na igreja. Ela é realizada no primeiro domingo de julho, ao invés de comemorar o nascimento ou a morte do santo. Entre 1922 e 1944, a celebração foi realizada em casas de festeiros. A partir de 1945 a Festa voltou ao largo da igreja, com a transformação da igreja em paróquia.

Pesquisas feitas por um jornal com o intuito de descobrir "a cara de Cuiabá", em comemoração ao aniversário da cidade em 2000, mostraram a visão que os cuiabanos têm do Santo: mais de 60% o consideraram como o Santo que tem a cara da cidade e sua Festa foi considerada por quase 70% dos entrevistados como a festa popular que tem a cara de Cuiabá.