27 de Agosto de 2012 17h13

Sugestão de Pauta: Prefeito de Cuiabá e secretários se reúnem para mais uma rodada de elaboração do Planejamento Estratégico

27/08/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá - (65) 3645-6054

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, e os secretários municipais se reunirão, nesta terça-feira (28/08), às 8 horas, no hotel Paiaguás, para dar continuidade à elaboração do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), que visa transferir práticas de gestão e tecnologia para a implantação do Planejamento Estratégico de Longo Prazo na capital.

Um técnico do TCE irá auxiliar a construção dos Objetivos de Longo Prazo. Nesta etapa, serão detalhados os objetivos de ordem macro, aqueles que definem de forma a cumprir a missão de negócio, em busca da visão para a cidade. Da mesma forma, serão detalhados os indicadores dos objetivos e as metas de longo prazo.

Referência

Nas reuniões, os secretários já definiram que o objetivo do Planejamento será transformar Cuiabá em referência na gestão pública nos próximos anos. Isso porque com este objetivo, ficará mais fácil deixar a capital matogrossense uma cidade moderna, sustentável, com oportunidades e qualidade de vida, missão definida pelos gestores.

O prefeito Francisco Galindo, explicou ser esta uma oportunidade única para todos pensarem e discutirem o futuro de Cuiabá, especialmente para os próximos sete anos. O tempo foi estipulado porque, em sete anos, no ano de 2019, a capital de Mato Grosso completará 300 anos.

Planejamento

O PDI tem o objetivo de transferir, aos órgãos fiscalizados, as práticas de gestão e tecnologia adotadas pelo próprio TCE, que está repassando o programa às instituições públicas e municípios que manifestem interesse em alcançar uma administração pública eficaz. A finalidade é chegar a um modelo de excelência em gestão pública, com foco no cidadão e em resultados positivos das políticas públicas.

O termo de adesão ao PDI foi assinado por Galindo no dia 9 de julho. Além dos softwares do Planejamento Estratégico, o TCE está disponibilizando ao município o acesso ao sistema Geo-obras, que permite a fiscalização simultânea de obras que estão sendo realizadas no Estado e ainda a cessão de uso do malote digital, que aumenta a celeridade no envio de documentos.

Com a adesão, a prefeitura de Cuiabá tem recebido apoio e orientação técnica do TCE para o desenvolvimento de um plano estratégico de longo prazo para o município. O secretário Municipal de Fazenda, Guilherme Muller, é o coordenador na elaboração do planejamento, juntamente com técnicos do TCE e das Secretarias Municipais de Fazenda, Planejamento e Finanças, da Controladoria e Ouvidoria.

De acordo com o cronograma do TCE-MT, até 2013 os cursos de capacitação oferecidos aos gestores terão foco para 20 municípios do Estado. Até agora, os oito maiores municípios de Mato Grosso já assinaram o termo de adesão ao programa: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso e Barra do Garças. Para os gestores desses municípios, as aulas de capacitação tiveram início no dia 1º de agosto, por meio do projeto de Ensino à Distância (EAD) do TCE-MT.