Foto: Otmar de Oliveira

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, recebeu nesta quinta-feira (28-04) uma comissão de vereadores da capital e de representantes dos servidores da área da saúde do município, que reivindicam um novo PCCS (Plano de Cargos Carreiras e Salários) para a categoria. A comissão entregou ao prefeito uma proposta contendo todos os pontos que estão reivindicando.

“É um projeto justo; dentro das condições da prefeitura de Cuiabá”, explicou o presidente do Sispumc (Sindicato dos Servidores Municipal de Cuiabá), Jaime Metelo. O atual PCCS dos servidores da área da saúde (com exceção do PCCS dos médicos) é de 1994 e está defasado. Desde aquele ano, a categoria não tem recomposição das perdas salariais ocorridas nos últimos 17 anos.

O prefeito Francisco Galindo, além de concordar com a reivindicação dos servidores da saúde, propôs ampliar a discussão e debater um novo PCCS para todos os demais servidores municipais. A reunião, realizada depois dos servidores promoverem uma manifestação em frente ao Palácio Alencastro (sede da Prefeitura), ocorreu de forma tranquila e cordial.

“O pedido dos servidores é justo, houve perdas salariais, os valores estão defasados. Vamos fazer uma contraproposta, mas com responsabilidade, dentro das condições fiscais do município. Em apenas um ano é impossível corrigir as distorções de quase duas décadas”, declarou Galindo.

Galindo disse ainda, que por enquanto é difícil falar em índices do reajuste salarial, porque ainda não é possível avaliar o impacto nas contas do município. “Vamos trabalhar para a implantação de um PCCS coerente, realista, que seja concretizado e que garanta uma aposentaria digna aos nossos servidores”.

O prefeito determinou a secretária de Gestão, Adriana Barbosa, que faça um estudo do impacto que os valores reivindicados pelos servidores trarão a folha de pagamento do município e que faça a análise do reajuste que é possível de ser concedido. O estudo será apresentado no próximo dia 27 de maio.

Outro anúncio feito pelo prefeito é que ainda este ano será realizado novo concurso público, para contratação de servidores da chamada área meio. Estão sendo levantadas as necessidades de servidores de cada secretaria e órgão, trabalho que será finalizado em junho. O município de Cuiabá tem, hoje, aproximadamente 15.300 servidores, sendo que 8.578 são efetivos. Os demais são contratados. O curso será realizado, principalmente, para substituir os contratados, outra reivindicação dos servidores.

Durante a reunião, ficou definida que será criada uma comissão que ficará responsável por negociar com a Prefeitura e acompanhar o estudo a ser feito pela Secretaria de Gestão. A comissão será formada por dois representantes dos servidores, dois vereadores e dois representantes da Prefeitura de Cuiabá.

A maioria dos vereadores de Cuiabá participou da reunião. Os parlamentares colocaram seu apoio aos servidores, dizendo que a Câmara está comprometida com as reivindicações do funcionalismo e pronta para aprovar um novo PCCS. Falando pelos colegas, o vereador Lúdio Cabral, considerou o encontro bastante satisfatório e elogiou a postura negociadora do prefeito Francisco Galindo. “Foi uma reunião tranqüila e de entendimento. Saímos daqui com a expectativa de que um novo PCCS será votado ainda este semestre”, declarou o parlamentar.

Um dos representantes da Comissão de Servidores, o enfermeiro Ludovack Bonifácio, fez questão de parabenizar o prefeito Galindo pelo comprometimento com o funcionalismo municipal. “Já passamos por muitas dificuldades em outras gestões, mas o senhor tem compromisso com os servidores. O maior exemplo é o pagamento em dia dos servidores, que o prefeito cumpre religiosamente. Nossa reunião foi satisfatória e sabemos que o prefeito Galindo terá responsabilidade fiscal, mas também sensibilidade com as necessidades dos servidores”.

Representando a Câmara Municipal, participaram da reunião os vereadores Lúdio Cabral, Antônio Fernandes, Adevair Cabral, Thiago Nunes, Carlos Haddad, Domingos Sávio, Everton Pop, Toninho de Souza, Misael Galvão, Arnaldo Penha, Toto Cesar, Professor Néviton e Pastor Washington.

Já representando o município de Cuiabá, além do prefeito Francisco Galindo, estavam presentes o chefe de gabinete, Moisés Antunes e os secretários de Governo, Lamartine Godoy, de Gestão, Adriana Barbosa, e de Comunicação, Flávio Garcia.

• Prefeitura de Cuiabá antecipa pagamento de salários para este sábado

• Nota de esclarecimento - Pagamento de salários

• Prefeitura de Cuiabá antecipa pagamento de salários para este sábado

• Calendário de pagamento de salários foi seguido à risca em 2013