05 de Janeiro de 2011 10h20

Servidor da prefeitura é campeão nacional de Futebol Americano

05/01/2011

Sanny Lisboa-PMC

O servidor da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Denevaldo Barbosa Pereira Júnior, de 29 anos, é campeão nacional de Futebol Americano. Ele faz parte da equipe mato-grossense, o Cuiabá Arsenal, que venceu no mês passado o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, na cidade de Embú das Artes (SP). Os mato-grossenses venceram o clube paranaense Barigui Crocodiles com o placar de 49 a 21.

“A partida foi um passeio em campo para nós, que surpreendemos os adversários, apesar deles também formarem uma equipe bem preparada”, observou o atleta que vê a conquista como resultado da dedicação e a intensidade dos treinos da equipe de Cuiabá. “Nós treinamos quatro vezes por semana, duas vezes à noite das 22 horas à zero hora, além dos finais de semana, porque a maioria dos atletas trabalha e estuda”, explica Júnior. Segundo ele, a participação de técnicos americanos na preparação da equipe também contribuiu para o bom resultado.

Para chegar à final, a equipe de Cuiabá, que é composta por 50 atletas, venceu times tradicionais como o Corinthians e o Fluminense. O Cuiabá Arsenal foi criado há quatro anos e meio e o sucesso da equipe, segundo Júnior, se deve principalmente ao bom planejamento do setor administrativo do time. De acordo com o atleta, os cuiabanos têm “tomado gosto” pelo esporte. “No último jogo no Estádio do Dutrinha, contra o Fluminense, compareceram mais de três mil torcedores”, contou. Ao todo foram 14 equipes que disputaram o campeonato brasileiro este ano.

Agora o objetivo maior da equipe cuiabana é disseminar o esporte no Estado. “A torcida vem crescendo gradativamente, muitas pessoas já entendem o esporte, queremos formar uma torcida cada vez mais forte”, observa.

FUTEBOL AMERICANO

O futebol americano, conhecido nos Estados Unidos da América simplesmente como football ("futebol", em português), e em outros países de língua inglesa como gridiron, é um desporto de equipe e de contato que surgiu de uma variação do rugby e que recompensa a velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta dos jogadores que se empurram, bloqueiam e perseguem uns aos outros, tentando fazer avançar uma bola em território inimigo durante uma hora de tempo de jogo, que se transforma em três ou quatro de tempo real.

É frequente ver no futebol americano uma metáfora da guerra, com muita violência pessoal dentro de campo, com jogadores pesando 150kg ou mais a empurrar-se mutuamente com cada grama do seu peso, e com uma linha de frente claramente definida, que se move para trás e para a frente ao longo do campo, separando as equipes de ataque e defesa.