Secretários municipais apóiam projeto de educação ambiental

O projeto de Educação Ambiental proposto pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da 1ª Dama Norma Sueli de Caires Galindo, voltado à destinação correta (coleta seletiva) e reciclagem 100% do lixo, mereceu aprovação ontem (06-06) dos secretários municipais presentes à reunião realizada na Prefeitura. Segundo o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Mário Lúcio, as observações da 1ª Dama procedem. Ele disse que trabalhar a conscientização é importante na condução de todo esse processo voltado para a implementação de um programa de coleta seletiva/reciclagem.

"Temos que perguntar a nós mesmos: o que temos feito em nossas casas para facilitar o trabalho dos catadores? Ou seja: a coleta seletiva é praticada por quem trabalha este assunto? Qual é nossa vontade, na qualidade de cidadão, em realizar isto?", ponderou o secretário.

A assessora especial de Assuntos Intersetoriais, Julieta dos Santos Domingues, afirmou que considera vital trazer as discussões para dentro do grupo, "conhecer as experiências que obtiveram êxito em relação ao tema". A organização de outros polos que levaram à consolidação de programas de reciclagem total do lixo coletado, a partir do processo voluntário de coleta seletiva - observou a técnica - pode ser copiada em Cuiabá e aprimorada com os mesmos dispositivos adotados nos demais centros do País.

Já o titular da Seminfe, secretário Paulo Borges, disse que essa discussão acerca da coleta seletiva e reciclagem do lixo coletado na Capital é importante "e vem a bom tempo para que as soluções possam ser viabilizadas e praticadas efetivamente". Ele lembra que, na última licitação da Prefeitura, foram adquiridos dois caminhões destinados à coleta do lixo seco. Borges pretende ampliar as discussões junto com a Sanecap e cooperativas ligadas ao setor.

"Falta à população sensibilizar-se para separar o lixo seco do úmido. Vem em boa hora a proposta de trabalho da 1ª Dama, doutora Norma Sueli, para que a coleta tenha padrão condizente com as normas ambientais. Sou advogado com pós graduação
em Direito Ambiental e também entendo a necessidade de adotarmos medidas que contemplem soluções não paliativas, mas definitivas, para o setor", pontuou.

• Prefeitura de Cuiabá investirá R$ 14 milhões em coleta seletiva

• Prefeitura notifica empresa e coleta de lixo é retomada

• Prefeitura de Cuiabá implanta coleta seletiva no bairro Morada do Ouro

• SUGESTÃO DE PAUTA: Lançamento de projeto de coleta seletiva de lixo