"Saúde em Cuiabá tem solução, sim", afirma Galindo

Em entrevista hoje (13-05) à TV Centro América, o prefeito Chico Galindo disse que várias ações vêm sendo tomadas pelo Município, em parceria com o Estado, para minimizar o caos registrado no atendimento do Pronto Socorro de Cuiabá. Mas, independentemente das reformas efetuadas para acomodar os pacientes em setores climatizados, o prefeito reconhece que a demanda (procura pelo PSMC) é superior à capacidade da unidade hospitalar. "Porque, mesmo funcionando 100%, a partir da próxima semana, os problemas de atendimento tendem a persistir no Pronto Socorro, que não possui leitos suficientes para acomodar quantos ali aportam todos os dias. Ninguém, aliás, fica de fora, sempre é atendido. Cabe aqui nosso reconhecimento ao trabalho dos profissionais do PS".

Uma das iniciativas tomadas pelo Município durante a reforma foi contratar 110 leitos em outros hospitais, informou. "Agora, quanto àqueles que se encontram nos corredores, serão encaminhados ao espaço reformado após a desinfecção do local. Vamos transferi-los para a nova área climatizada. Segunda-feira deve estar 100% em funcionamento. Irá, lógico, diminuir sensivelmente o problema", prevê.

Galindo avalia que os desafios impostos para um bom atendimento na Saúde são antigos em Cuiabá. "É preciso que todos se unam em busca de solução definitiva, não paliativa, capaz de debelar esse caos. Conversei ontem (12-05) com o secretário estadual Pedro Henry (Saúde) e fiz uma exposição clara desse problema. Henry sempre nos ajudou, e vai ajudar muito mais, tenho certeza. Temos, por exemplo, 116 pacientes na fila de espera por cirurgias ortopédidas, 59 deles procedentes do interior d o Estado. Falta acertar apenas as equipes para que as cirurgias sejam feitas".

O prefeito sugere a instituição um mutirão da Saúde, conclamando profissionais e unidades hospitalares para este trabalho. "É como disse: precisamos estar unidos, juntos. A Inauguração do subsolo do Pronto Socorro acontece na próxima semana, obra concluída ontem. São leitos de retaguarda, 42, no total. Não tenho lugar para acomodar todos os que estão por lá hoje. É preciso dispor de mais leitos de retaguarda. Infelizmente, o problema continua, pois a demanda é sempre maior do que a oferta de leitos. Se dispomos de 200, aparecem 300 pacientes. É preferível acomodá-los no corredor do que deixá-los na rua".

Segundo Galindo, a parceria entre Município e Estado pode ajudar a amenizar de imediato essa situação. "O governador Silval já ajuda a Prefeitura a solucionar o problema da Saúde em Cuiabá, que é muito antigo. Quer dizer: se o atendimen to fica hoje a desejar, seria muito pior para a Saúde Pública se simplesmente fechassem o Pronto Socorro. A população carente ficaria sem referência alguma".

Ele destacou que 'a saúde tem urgência', o que não descarta o estabelecimento de convênios com a iniciativa privada e o município de Várzea Grande, que também possui Pronto Socorro Municipal.  "Com o atual problema bem equacionado, vem a segunda etapa, projeto federal: construção de LUPAS no Osmar Cabral e Cidade Alta. O objetivo, em síntese, é montar um plano de ação conjunto em nível de governos municipal, estadual, federal e outros parceiros institucionais, em prol de uma solução geral e satisfatória para a saúde pública de Cuiabá".

Para evitar fraudes no atendimento, foi outra informação do prefeito, a Prefeitura pretende instalar catracas eletrônicas e câmeras para monitorar a forma como os pacientes são atendidos no Pronto Socorro, garantiu o prefeit o Chico Galindo.

• Mauro Mendes inaugura Centro de Distribuição de Medicamentos de Cuiabá

• Centro de Saúde Paiaguás reabre para atendimento à população

• Prefeitura reabre o Centro de Saúde do Novo Terceiro

• Reunião debate integração entre Cuiabá e Chile