18 de Maio de 2011 16h20

Regional Norte comanda trabalhos na região do CPA

18/05/2011

João Carlos Queiroz/Secom

Limpeza de ruas, mini-estádio, bocas de lobo, meio-fio, tapa buracos, recapeamento e pintura das calçadas dos bairros que compreendem a área de atuação da Regional Norte (Grande CPA) são algumas das iniciativas tomadas pelo administrador Edmundo Lucas da Silva nos últimos dias, conforme informações colhidas hoje (18-05). Ele garantiu que os 60 bairros sob a responsabilidade da Regional Norte têm recebido serviços da Prefeitura diariamente, com apoio direto da Seminfe - Secretaria Municipal de Infraestrutura. "Os trabalhos não param, continuam a todo vapor, e incluem ataque direto nos bolsões de lixo".

Na próxima semana, adianta, a equipe da Regional Norte irá se deslocar até à Lagoa Encantada, parte externa, para realizar serviços similares no entorno daquela ETE - Estação de Tratamento de Esgoto. Edmundo admite ser difícil concluir os trabalhos agendados da forma ágil que a Regional deseja, por falta de pessoal na equipe e maquinário. "Na verdade, precisamos mais do que o triplo da estrutura com a qual atuamos, pois a disponível é mínima, quase insuficiente para poder cumprir o trabalho. Nossa atuação vai até o Coxipó do Ouro, é efetivamente larga. Isso exige esforço maior da equipe a campo, que tem conseguido fazer muito além do que as condições utilizadas facultam".

Ele sugere que a equipe de 18 pessoas seja ampliada para quatro, com pelo menos 40 trabalhadores braçais. "Também precisamos de caminhões, posto que apenas um tem atendido esses 60 bairros. Aí entram outras necessidades, a exemplo de ferramentas específicas a várias ações desenvolvidas nos bairros da região do CPA. Mas tenho certeza de que isso será sanado pelo prefeito Chico Galindo, gestor preocupado em gerar soluções para os impasses sociais de Cuiabá".

Edmundo disse que os trabalhos realizados no Residencial Paiaguás e Morada do Ouro mereceram parabéns oficiais das dirigentes desses núcleos comunitários. "Chica Paiaguás e dona Elizabeth endossaram em e-mail sua satisfação, pois seus bairros receberam muitos benefícios. O importante é não parar de trabalhar. Está previsto inclusive uma reunião com a Sema - Secretaria Estadual de Meio Ambiente esta semana, quando discutiremos a coleta seletiva de lixo, os recicláveis, garrafas pet e outros produtos de descarte diário no lixo. Sequencialmente, repassaremos as técnicas de reciclagem às escolas".

Nesta quinta-feira, pela manhã, ainda informou, será desencadeado um mutirão conjunto das Regionais da Capital nas imediações do Novo Horizonte. "Serão três dias (quinta, sexta e sábado) de muito trabalho. O objetivo é reunir a estrutura das Regionais para que o trabalho seja fortalecido e em menor tempo. Outros mutirões semelhantes acontecem em datas próximas".