22 de Dezembro de 2010 13h45

Reestruturação de Usina de Compostagem de Lixo de Cuiabá tem parceria com empresas privadas

22/12/2010

Ângela Jordão/PMC

Após a confraternização com os trabalhadores, a primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, fez uma visita a Usina de Compostagem de Lixo da Capital. O objetivo da visita foi verificar a estrutura da Usina, que está passando por uma ampla reformulação, realizada por meio de parcerias com empresas da iniciativa privada.

Na Usina de Compostagem é realizado o trabalho de seleção e coleta do lixo reciclável. A Usina recebe, diariamente, 200 toneladas de lixo, que é encaminhado para o local onde funciona a Usina e o Aterro Sanitário. Contudo, somente 40 % do lixo produzido diariamente passa pelo processo de seleção, devido à necessidade de reparos nos equipamentos da Usina, que com a reforma deve começar a funcionar com sua capacidade total.

No local estão instaladas cinco esteiras e duas groas (garfos) coletadoras. Mas somente duas esteiras estão funcionando e as groas necessitam de reparos. Com a reforma e reestruturação do local e dos equipamentos, será possível chegar a 200 toneladas por dias de lixo que passam pelo processo seletivo e conseqüente reciclagem. Já o restante do material que não é utilizado, além do lixo orgânico, são levados para o aterro sanitário.

A Prefeitura de Cuiabá buscou parceiros para realizar o projeto de reestruturação. A Construtora Ginco está disponibilizando recursos no valor de R$ 150 mil e a Tornearia Ribeiro fornecerá a mão-de-obra e a tecnologia necessária para a reforma das esteiras e das groas.

O projeto de reestruturação da Usina partiu da primeira-dama, Norma Sueli Galindo, após uma visita ao local no início deste ano. Ela ficou triste e sensibilizada com a situação das famílias que trabalham no local. Com a reestruturação da usina, os cooperados terão mais condições de trabalho e irão aumentar sua renda. “Estamos trabalhando quietinhos, buscando parceiros. Logo vamos ter a Usina funcionando com toda sua capacidade”, disse a primeira-dama.

Recentemente, o prefeito Chico Galindo destacou que, Cuiabá está apenas dando o pontapé inicial para uma série de ações que visem melhorar a coleta e o tratamento do lixo em Cuiabá, e do meio ambiente como um todo, que é uma questão fundamental. A produção, armazenagem e reciclagem do lixo são os grandes problemas dentro da área ambiental enfrentados pela humanidade.

Além dos ganhos ambientais, a reestrutura da Usina de Compostagem de Lixo de Cuiabá também irá beneficiar as 140 famílias que trabalham no local. As famílias, que trabalham em forma de Cooperativa (Copmar), não só terão condições de aumentar sua produtividade e, consequentemente, sua renda, como também receberão total assistência da Prefeitura de Cuiabá.