Rede Cemat e Prefeitura de Cuiabá entregam geladeiras no Novo Praeiro

Foto:Pipo Figueiredo

Famílias residentes no Residencial Novo Praeiro receberam hoje (31-03) à tarde geladeiras novas da Rede Cemat, resultante de parceria entre Rede Cemat, Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado (Projeto Luz em Conta). Ao todo, foram entregues 60 geladeiras da marca Cônsul de 286 litros (degelo seco). Aproximadamente 70 famílias residem no Novo Praeiro desde fevereiro último. O vice-presidente Executivo da Rede Cemat, Antônio Carlos Fernandes da Fonseca, e o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Mário Lúcio, comandaram a cerimônia de substituição das antigas geladeiras pelo equipamento novo, que vai garantir mais economia de energia e aumento na renda familiar.

Também estiveram presentes no Residencial Novo Praeiro as assessoras comunitárias Tânia Matos e Julieta Domingues, o vereador Chico 2000 e o presidente da Associação de Moradores do Praeirinho, Aécio do Nascimento, o popular "Japão". Esse último definiu a iniciativa da Rede Cemat e seus parceiros como 'um incentivo progressivo para que as famílias de baixa renda possam economizar e realizar outros investimentos'."Japão" explicou que o residencial surgiu para abrigar os moradores procedentes de áreas de risco da Capital.

"A maioria vivia às margens de córregos que sempre inundavam com qualquer chuva forte, fosse rápida ou demorada. Em 2007, após longa demanda, finalmente essa área foi adquirida pela Prefeitura de Cuiabá, cabendo ao governo do Estado a incumbência de providenciar o asfalto e outras melhorias. As casas estão aí, já foram entregues, e agora recebem também geladeiras e luzes novas, mais econômicas". Os imóveis foram construídos pelo Programa de Subsídio Habitacional de Interesse Social, do Ministério das Cidades, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá.

Conforme exposição do secretário Mário Lúcio, esse projeto desenvolvido pela Rede Cemat e seus parceiros institucionais traz dividendos importantes no cenário da economia que as famílias carentes agora podem dispor. "Sem dúvida, contribui decisivamente para melhor distribuição de renda, por meio da redução da fatura. Com distribuição de renda, as pessoas têm melhor condição de vida. O êxito do Projeto Luz em Conta prova que parcerias são possíveis e melhoram a vida das pessoas".

O vice-presidente executivo da Rede Cemat endossou as palavras de Mário Lúcio, enfatizando que a empresa se sente duplamente motivada a continuar investindo na área social. "Começamos esse projeto há quase 10 anos, e agora temos a felicidade de contar com o apoio da Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado. Ao todo, 26 mil geladeiras novas foram distribuídas no Estado, juntamente com kits de lâmpadas de menor consumo de energia. No geral, isto resulta em economia. A geladeira, por exemplo, consome cerca de um terço de energia do modelo antigo, que a Rede Cemat recolhe no ato da entrega da nova", concluiu.

• Gestantes recebem orientações e tiram dúvidas sobre a gestação no bairro Quilombo

• Cuiabá participa de debate sobre criação de Rede Nacional de Observatórios do Trabalho

• Conselheiro do TCE profere palestra para candidatos a gestores da rede municipal

• Destaque nacional, Cuiabá garante mais 600 vagas para o Pronatec