23 de Dezembro de 2010 09h00

Recursos do Governo Federal vão financiar obras em Cuiabá

23/12/2010

Sanny Lisboa/PMC

O Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, assinou no último dia 20 as ordens de serviço para intervenções em rodovias federais que cruzam Mato Grosso, que vão culminar em obras em grandes avenidas de Cuiabá e na Baixada Cuiabana.

O Governo Federal vai liberar mais de R$ 360 milhões e o Governo do Estado dará a contrapartida de R$ 44,5 milhões para as obras que prometem desafogar o trânsito entre a capital e Várzea Grande. Os recursos serão aplicados nas avenidas Fernando Correia, Miguel Sutil e FEB (Várzea Grande). O investimento vai transformar o trânsito da capital, preparando-a para a Copa do Mundo da Fifa de 2014.

Serão diversas obras como alargamento de pistas, construções de viadutos, trincheiras (túneis), pontes e adequações de rotatórias. Segundo o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, as intervenções serão feitas nos locais mais críticos das avenidas.

O início das obras está previsto para o mês de maio do ano que vem, quando terminará o processo licitatório.  Quanto aos impactos que essas intervenções vão causar no período de construção, o diretor explica que todas as providências estão sendo tomadas. “Os transtornos serão grandes, mas haverá gestão para que o caos não se estabeleça”, observou Brito.

De acordo com o diretor de Articulação Interinstitucional da Agência, Agripino Bonilha Filho, a Agecopa tem fortalecido o trabalho junto às prefeituras, principalmente a de Cuiabá. “Essa relação interinstitucional é importante para que as ações sejam eficientes”, destacou.

Veja as mudanças que serão feitas nas avenidas com os recursos do Ministério dos Transportes:

Fernando Correia:

Construção de uma trincheira (túnel)

Construção de quatro viadutos

Construção de duas pontes sobre o Rio Coxipó

Alargamento de pistas

Duas adequações de rotatórias

Miguel Sutil:

Uma ampliação de ponte

Construção de três viadutos

Construção de 05 trincheiras (túneis)

Cinco adequações de rotatórias