10 de Setembro de 2010 10h44

Provas da Olimpíada Cultural Cuiabana iniciam hoje

10/09/2010

Secom/Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, tem uma agenda nesta sexta-feira (10-09), às 15 horas, na Olimpíada Cultural Cuiabana, na Escola Municipal Ranulfo Paes de Barros, bairro Santa Isabel. Conforme o gestor cuiabano, esta olimpíada é uma síntese da força cultural local e mato-grossense, em geral. "Não só valoriza a nossa cultura, como também a fortalece em todos os aspectos. Não é segredo que o conhecimento, o fator educacional, é a base de tudo para que o homem possa crescer". Também estarão presentes professores e secretarios municipais.

A Olimpíada Cultural Cuiabana acontece sob o comando das Secretarias Municipais da Cultura e de Educação da Capital, sendo compostas por provas diversas. Galindo destaca que o projeto reforça naturalmente as novas regras da ortografia brasileira: "E isso é importante, pois o 'novo português', conforme alguns denominam as inéditas regras ortográficas adotadas no País, deve ser assimilado por todas as instituições de ensino. Notadamente aos estudantes do 6º ao 9º ano e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do 3º e 4º período, das escolas municipais da Capital, foco da edição pioneira desta olimpíada".

Idealizador do projeto, o secretário da Cultura, Sérgio Cintra, promete visitar algumas escolas durante as provas, com o objetivo de avaliar os alunos participantes. Ele salienta que a expectativa dos jovens é muito grande, o que pode ser evidenciado, exemplifica, pela quantidade de inscritos no projeto, cinco mil.

Cintra detalha que os estudantes vêm se preparando há mais de três meses para participar deste certame, através de livros e internet. "Sentem o quanto é importante estar preparados, e buscam aprofundar seus conhecimentos com esses recursos e em  sala de aula. As provas retratam temas relacionados à cultura mato-grossense". Arte, danças, diversidades raciais, festas religiosas, folclore, gastronomia, geografia regional, História regional, litera tura, música, personalidades, monumentos históricos e símbolos serão os temas básicos das questões das provas.

Como será:

Composta de três fases, as provas da olimpíada serão realizadas nos dias 10 de setembro, 08 de outubro e 12 de novembro de 2010. No final, os alunos vencedores, e respectivas escolas vão ser premiados com notebooks, máquinas fotográficas, câmeras filmadoras, impressoras a laser, além de livros culturais. “Esta é uma maneira de incentivar tanto os alunos quanto a escola”, destacou Sérgio Cintra.

Cintra ainda observa que, com a vinda da Copa do Mundo de 2014 para o Estado, Cuiabá deve estar preparada não só no aspecto físico - obras e construções -, mas também com ênfase na Educação e Cultura. Segundo o secretário de Cultura, milhares de turistas vão passar pela Capital mato-grossense, e terão assim o privilégio de conhecer as maravilhas das terras pantaneiras:

“A Copa 2014 é um feito inédito para Mato Grosso, que conseguiu provar a receptividade e esforço do seu povo para sediar o mais concorrido evento mundial. Sabe-se que Mato Grosso foi escolhido em face da sua riqueza cultural, ecológica e situação geográfica. Trata-se de uma oportunidade de a nossa cultura ser alardeada mundo afora, tradições ricas em conteúdo, lindas ao extremo. Sem falar na gastronomia, um dos pontos fortes de Cuiabá, de todo o Estado mato-grossense".

Ele adverte que, a despeito de tantas riquezas natas, muitos filhos da terra desconhecem parte da sua história e tradições culturais. "O que é uma realidade triste. Volta e meia encontro pessoas que não sabem sequer o que é o pixé, Cururu, Siriri ou o hino de Cuiabá, ou mesmo o significado dos monumentos históricos, símbolos e brasões da Capital”.