/

07 de Junho de 2011 11h00

Projeto Valorizando Vidas "encampa ampla proposta social", diz 1ª Dama"

07/06/2011

João Carlos Queiroz/Gabinete

Em reunião realizada ontem (06-06) à tarde no Palácio Alencastro, com a presença do professor titular Paulo Modesto, de Engenharia Sanitária na UFMT, e secretarias diversas do Município, a 1ª Dama da Capital, doutora Norma Sueli de Caires Galindo, explicou que o projeto Valorizando Vidas, inicialmente implantado no Aterro Sanitário de Cuiabá, "vai ao encontro desta interação que se pretende realizar em relação à coleta seletiva e reciclagem 100% do lixo".

Pelo projeto, podem ser criadas alternativas que propiciem melhor qualidade de vida familiar e condições de trabalho aos catadores e às secretarias envolvidas. A regularização jurídica da cooperativa (Coopermar) foi citada como imprescindível para a obtenção de recursos oficiais (BB) previstos em projetos voltados à área de sustentabilidade. "É fundamental que a Coopermar (com sede no Aterro Sanitário) esteja regularizada e apta a conseguir os recursos. Também é importante ter um bom relacionamento com as cooperativas, para que possamos unificar essa proposta".

Segundo ela, as atividades desenvolvidas pelos catadores no Aterro Sanitário podem ser facilitadas se houver maior conscientização das pessoas em relação à coleta seletiva do lixo, em todos os níveis. "Lá no aterro, são 100 pessoas colocando a mão na coisa suja, literalmente falando. Por vezes, em sacos com fezes, vidros quebrados e impurezas perigosas à saúde. As crianças, já se sabe, podem ser agentes educadores nas famílias para que isto não aconteça no futuro. Afinal, obrigação é atribuição de cada um de nós, e deve ser direcionada às áreas mais distintas, o que inclui a coleta seletiva do lixo a partir do próprio lar. Criar alternativas de cobranças para que isto seja cumprido na íntegra é um outro caminho".

A 1ª Dama ainda informou que o custo da coleta seletiva em Londrina, graças ao processo ali desenvolvido, tem registrado patamares inferiores ao de muitas cidades brasileiras.