14 de Janeiro de 2011 17h49

Projeto de construção da fábrica do grupo Votorantim prevê novas estradas de acesso no Aguaçu

14/01/2011

Marcio Camilo - Assessoria/Secom Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, recebeu na tarde de hoje (14-01), em seu gabinete (7º andar do Palácio Alencastro), o gerente geral de projetos do Grupo Votorantin Cimentos, Zenon Del Carlo Junior. A reunião teve como assunto a nova fábrica que o grupo constrói na capital.

“Durante o encontro tratamos sobre a ampliação e construção de pontes e estradas na região do Distrito do Aguaçu, que vai abrigar a nova fábrica de cimento do grupo Votorantim”, explicou Zenon, acrescentando que a idéia é promover qualidade de acesso aos trabalhadores da futura unidade.

Ele também mostrou um relatório sobre o andamento das obras na fábrica, que iniciaram em dezembro do ano passado. “55% do processo de terraplanagem já está concluído”, garantiu. O gerente da Votaratim acredita que ainda neste mês a fábrica comece a ser alicerçada.

O subprefeito do Distrito do Aguaçu, Renato Pedroso, também presente na reunião com o prefeito, acrescentou que a Votorantin, em parceria com a comunidade, vai criar um centro para formar profissionais no ramo alimentício. “Esse centro servirá para abastecer o refeitório da fábrica e a toda a comunidade do Aguaçu”, pontuou.

Ele aproveitou para falar dos cursos de capacitação oferecidos pelo grupo Votorantin em parceira com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). “O pessoal capacitado nesses cursos vão trabalhar na nova fábrica. Entretanto, temos apenas 204 trabalhadores inscritos, número muito baixo se comparado com a quantidade de vagas oferecidas, que é de 650”.

Fabrica da Votorantin

A nova fábrica de cimento da Votorantim será instalada em uma área de 1,850 mil hectares e a sede da empresa ficará a 18 quilômetros da sede do Distrito do Aguaçu. A previsão é que a fábrica seja inaugurada em julho de 2012. A unidade vai gerar 650 empregos diretos quando estiver pronta.

Ela terá a capacidade de produzir 1,2 milhão de toneladas de cimento por mês. Atualmente a empresa conta com uma unidade em Nobres, que produz cerca de 1,3 milhão de toneladas de cimento por ano.

A fábrica de Cuiabá demandou um investimento de R$ 390 milhões e faz parte do plano de expansão da Votorantim Cimentos. Em todas as localidades em que atua, a empresa implementa programas socioambientais que contribuem para  o desenvolvimento da população local.