Programa Reluz de Cuiabá é premiado pela Eletrobras

Foto:Luiz Alves

O programa Reluz, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com a Rede Cemat, foi agraciado com o “Prêmio PROCEL Cidade Eficiente em Energia Elétrica”, na categoria “Iluminação Pública”. O Programa possibilitou a renovação da iluminação pública do município. O Prêmio PROCEL é concedido pela Eletrobras e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM).

O programa foi lançado e desenvolvido a partir de maio de 2008. O município investiu no programa, recursos no valor de R$ 23 milhões, com financiamento da Eletrobrás. O Reluz foi o maior programa de melhoria na eficiência energética da história de Cuiabá, proporcionando 100% de iluminação pública a todos os bairros da capital, sem custos aos moradores.

Pelo Programa, foram substituídos 47.515 pontos de iluminação em toda a cidade, a um custo de 23 milhões e 390 mil reais, com uma relação excelente entre benefício e custo: 1,33. As lâmpadas usadas anteriormente (de vapor de mercúrio e de sódio) foram trocadas por lâmpadas mais eficientes (de vapor de sódio e de multivapor metálico). A economia anual na conta do município chegou à R$ 2 milhões, graças a uma redução de 28% no consumo anual dos pontos que foram eficientizados. O projeto ainda reduziu a demanda de ponta em 2,6 MW.

O trabalho começou da periferia para o centro da cidade, prestigiando e valorizando as famílias mais carentes, e levando iluminação eficiente aos locais onde são registrados os maiores índices de criminalidade.

O engenheiro Antônio Dias Cardoso, da Gerencia de Planejamento e Expansão da Rede Cemat, ressalta que os “números todos têm um significado muito maior”. “Iluminação Pública é questão de qualidade de vida, dignidade, cidadania, segurança. A iluminação pública muda a cara de um bairro, muda o dia-a-dia das pessoas”.

Cuiabá foi escolhida para sediar parte dos jogos da Copa do Mundo, em 2014. Portanto, é fundamental que a cidade prepare-se, esteja organizada, com bons indicadores de segurança e qualidade de vida. A principal vantagem de sediar jogos da Copa está no antes e no depois do evento. Antes, com as obras de infra-estrutura, qualificação de mão-de-obra e geração de emprego; depois, com o incremento da atividade turística para toda a região, já que o objetivo é transformar as sedes em pólos de turismo receptivo poderosos.

Já a preocupação com a eficiência energética é uma questão de responsabilidade com a aplicação do recurso público. Nesse sentido, o programa Reluz está de parabéns por facilitar o processo, permitindo que as distribuidoras atuem em parceria com o município para viabilizar as obras.

O programa atende de maneira exemplar aos três pilares da sustentabilidade: o aspecto econômico, pela redução na conta de energia do município; o aspecto ambiental, pois que a redução do consumo de energia é sempre benéfica ao meio ambiente; e o aspecto social, uma vez que a iluminação beneficia a todos os cidadãos, direta e indiretamente.

O "Prêmio PROCEL Cidade Eficiente
em Energia Elétrica" está na 7ª edição. O objetivo do programa é promover a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica, para que se eliminem os desperdícios e se reduzam os custos e os investimentos setoriais.

A cerimônia de entrega do Prêmio será no dia 11 de novembro, em Campinas (SP). Os premiados receberão, durante a solenidade, troféu e certificado e as experiências premiadas serão divulgadas como exemplos de boas práticas por meio de publicação a ser enviada aos órgãos dos Governos Federal, Estaduais e Municipais envolvidos no combate ao desperdício de energia elétrica.

O Prêmio PROCEL Cidade Eficiente
em Energia Elétrica ( 7ª Edição)  foi concedido aos seguintes Municípios:

Iluminação Pública – Prefeitura Municipal de Cuiabá (MT)

Educação – Prefeitura Municipal de Timon (MA)

Gestão Energética Municipal – Prefeitura Municipal de Guarulhos (SP)

Prédios Públicos Municipais – Prefeitura Municipal de São Lourenço (MG)

Sistemas de Saneamento – Prefeitura Municipal de Caxias do Sul (RS)

• Gestantes recebem orientações e tiram dúvidas sobre a gestação no bairro Quilombo

• Cuiabá participa de debate sobre criação de Rede Nacional de Observatórios do Trabalho

• Conselheiro do TCE profere palestra para candidatos a gestores da rede municipal

• Secretário de Saúde de Cuiabá cobra do Estado repasses para o setor

• Professores de Educação Física da rede de ensino de Cuiabá lançam livro sobre propostas educacionais para a área