/

16 de Novembro de 2010 16h00

Professor Néviton Moraes quer valorização dos professores de Libras

16/11/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

"Valorizar os professores que atuam com alunos portadores de deficiência auditiva é importantíssimo", afirmou na última sexta-feira (12-11) o vereador cuiabano, professor Néviton Moraes, ao discorrer sobre uma indicação de sua autoria, apresentada nesta sexta-feira na Câmara Municipal. "Daí que acho justo que o professor de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) tenha reconhecimento oficial no calendário do Município, data que consagre publicamente o seu valor. São profissionais qualificados, idealistas, e que não medem esforços para cumprir a contento a missão que desempenham com deficientes auditivos nas unidades educacionais da Capital".

Ele disse que já conversou sobre o assunto com o prefeito, Chico Galindo, e revelou que saiu satisfeito do encontro. É que a autoridade concordou com suas exposições sobre a fixação do Dia do Professor de Libras no calendário do Município e, inclusive, a importância de que todas as escolas contem com esses profissionais em seus quadros. "Vamos criar a obrigatoriedade para que o Município assuma este compromisso. Felizmente, conforme comprovei em audiência recente com o prefeito Galindo, ele possui esta visão de reconhecimento ao trabalho daqueles que extrapolam os próprios limites da obrigação profissional, focados em causas importantes e de benefício coletivo, como os professores de Libras".

No caso da atenção especial aos deficientes auditivos, acentuou o Professor Néviton Moraes, o lado social impera com maior sensibilidade. "Ser deficiente auditivo numa escola não é fácil, seja ela pública ou não. É aí que entra o apoio dos professores especialistas nessa área. Um deficiente auditivo numa sala com 40 alunos certamente terá dificuldade de aprendizado. Imagine sua situação. É bom saber que o prefeito da Capital, que também é professor, apóia a homenagem proposta aos professores de Libras e, também, à obrigatoriedade da presença contínua desses profissionais em todas as escolas de Cuiabá".