19 de Maio de 2011 08h03

Primeiras Damas discutem projetos sociais para Cuiabá e Mato Grosso

19/05/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Com o objetivo de estabelecer novas parcerias e reforçar as já existentes entre Município e Estado, a 1ª Dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, e do Estado, Roseli Barbosa, discutiram ontem (18-05) à tarde, na Setecs, as melhores formas de tornar realidade alguns dos projetos emergenciais que as instituições governamentais querem desenvolver na Capital. O encontro, o primeiro que oficializam para realizar ações conjuntas na área social, contou com a presença do secretário Sílvio Fidelis, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano - SMDU. Conforme a 1ª Dama, doutora Norma Sueli, "essa reunião se revestiu de muita cordialidade e boa-vontade por parte da 1ª  Dama de Mato Grosso e titular da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social - Setecs, Roseli Barbosa".

O encontro discutiu temas ligados às áreas de Educação e Assistência Social, principalmente o apoio do Estado para que o Município realize a campanha do agasalho. O Natal das Crianças, trabalho conjunto entre Prefeitura e Governo, foi outro tema abordado no evento. "É fundamental reforçar esta parceria, que sempre existiu entre Prefeitura e Governo de Mato Grosso", disse ela. A 1ª Dama também solicitou à secretária Roseli Barbosa ajuda para a melhoria nos albergues municipais e apoio efetivo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, quanto à questão das drogas no entorno das escolas, problema que define como uma das chagas sociais que necessita ser combatida urgentemente.

"Nossas crianças e adolescentes estão expostas à ação nefasta dos traficantes, que aliciam um sem número de inocentes para o mundo das drogas. Tornam-se prioritárias ações capazes de impedir o livre trânsito desses marginais nas imediações das unidades escolares e em outros lugares da Capital e restante do Estado".

Outros temas foram tratados entre a 1ª Dama Norma Sueli e a secretária e Roseli Barbosa, como o projeto 'Panela Cheia', em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, e qualificação específica para pessoas acima dos 50 anos, para que possam ter fonte de renda extra, principalmente no advento da Copa do Mundo. Ambas entendem ser possível isto, o que garantirá melhor qualidade de vida à população cuiabana/mato-grossense como um todo.

Ao final, elas também discutiram o estabelecimento de parceria para maior amparo às famílias que trabalham na Usina de Reciclagem de Cuiabá, projeto que foi aceito pela 1ª Dama de Mato Grosso, Roseli Barbosa. "Foi uma discussão de alto rendimento social. Juntos, Município e Estado podem fazer muito para minimizar algumas das deficiências que essa área ainda registra, a despeito dos avanços consolidados com as parcerias já concretizadas entre as duas instituições governamentais".