Primeira Dama de Cuiabá vai às Secretarias conhecer projetos

Foto:Walter Machado

Com o objetivo de conhecer os projetos e as ações desenvolvidos pela diversas Secretarias Municipais, a primeira-dama de Cuiabá, Dra. Norma Sueli Galindo,  visitou nesta quinta-feira (30-06), a sede das Secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, de Turismo e a Ouvidoria do Município, os três órgãos funcionam no mesmo prédio.

Antes dessa visita, a primeira-dama participou da celebração dos aniversariantes do mês. Ela explicou a finalidade da visita e cumprimentou a todos pelo trabalho realizado. “O município só vai para frente porque existem pessoas que trabalham há anos ou a vida toda aqui. Nós (prefeito, primeira-dama, secretários) passamos, mas vocês ficam. Sei que muitos que estão aqui trabalham duro, mas ainda não se realizaram profissionalmente. Eu quero ser a ponte entre vocês e a realização dos anseios profissionais de cada um”.

Ela fez um balanço das ações que vem desenvolvendo no município, como o projeto “Valorizando Vidas”, que inicialmente está atendendo os trabalhadores que atuam no Aterro Sanitário de Cuiabá, realizando o trabalho fundamental de promover a coleta seletiva do lixo.

Os trabalhadores do Aterro estão recebendo assistência de seis secretarias municipais, como Saúde e Assistência Social, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e incrementar a renda de cada um e seus famílias. Norma Sueli Galindo disse que agora, a Prefeitura irá levar o cartório até os catadores do Aterro para que eles possam regularizar todos os tipos de documentos que necessitam, como registros de nascimento que muitas vezes os filhos não têm, sem nenhum ônus.

“Estamos trabalhando para levar este projeto até os bairros. Pedimos que as Secretarias e os servidores deem sugestões sobre a melhor forma de realizar este trabalho nos bairros”, declarou a primeira-dama. Outro projeto idealizado por Norma Sueli Galindo é a implantação da coleta seletiva do lixo nas secretarias municipais.

Ao secretário Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Dilemário Alencar, a primeira-dama disse que foi procurada pelo Sindicato Rural, que solicitou uma parceria com a Prefeitura de Cuiabá para promover a qualificação profissional dos pequenos produtores e dos trabalhadores rurais. “Somos uma terra tão rica, em clima, solo, recursos, mas muitas vezes o homem deixa o campo e vem para a cidade, porque ainda não sabe tirar o máximo proveito do que a propriedade pode oferecer. Vamos ajudar este trabalhador a incrementar sua renda”.

Dilemário Alencar apresentou a primeira-dama todos as ações e projetos que estão sendo desenvolvidos na Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico,  visando a gerar emprego e melhorar a renda de quem já está  no mercado de trabalho, além de tirar muitos trabalhadores da situação de vulnerabilidade social. O principal foco da Secretaria é oferecer qualificação ao trabalhador.

“O caso do SINE (Sistema Nacional de Emprego), por exemplo, queremos que deixe de ser apenas um centro que encaminha ao trabalho, mas um grande ponto de apoio ao trabalhador, oferecendo cursos de todas as áreas, como cursos de idiomas, entre outros”, explicou o secretário. Um dos principais projetos de capacitação é preparar os profissionais e a população de Cuiabá para a Copa de 2014.

Já a secretária de Turismo, Tânia Barteli, que também participou do encontro, disse acreditar que todos que trabalham na Prefeitura são soldados, e que “devemos continuar empenhados e trabalhando para que, até o final desta administração, demonstrarmos ao Brasil e ao mundo, que Cuiabá estará preparada para receber um evento como a Copa do Mundo de Futebol”.

Poeira Zero

Também presente ao encontro com a primeira-dama, a ouvidora Geral do Município, Adriana Venturoso, deu uma boa notícia para a toda a população, ao dizer que a elaboração do projeto do programa Poeira Zero já está  concluída, com a definição de todos os 59 bairros a serem beneficiados. O Poeira Zero, grande sonho do prefeito Francisco Galindo, prevê  a pavimentação de todos os bairros de Cuiabá no prazo de dois anos. A Petrobras já confirmou que será uma das financiadoras do projeto.

• Prefeitura vai ampliar em 45% o atendimento a crianças de 0 a 5 anos nos próximos 30 meses

• Projeto Ludo Infância apresenta trabalhos das creches municipais em 2012

• Prefeito de Cuiabá apresenta cronograma de reforma de 56 escolas e 20 creches municipais

• Secretaria de Educação de Cuiabá homenageia educadores das creches municipais