28 de Junho de 2011 16h48

Prefeitura será parceira de ação social em prol do Hospital de Câncer de Cuiabá

28/06/2011

Rosane Brandão-PMC

A união de entidades públicas e privadas resultou numa ação social em prol do Hospital de Câncer de Cuiabá. Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura, Sindicato Rural e a Fabinho Promoções e Eventos, para a arrecadação de alimentos durante a 47ª Expoagro - Exposição Internacional, Agropecuária, industrial e Comercial de Mato Grosso.  A informação foi dada na tarde desta terça-feira (28-06) pela primeira dama de Cuiabá, Drª Norma Sueli Caires Galindo, juntamente com os parceiros da ação, durante entrevista coletiva à imprensa, no 7º andar do Palácio Alencastro.

A Expoagro será realizada entre os dias 07 e 17 de julho, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro. No dia 12 será realizada a grande ação social, que beneficia a população que quer ir ao parque, mas tem dificuldade de pagar ingresso. Neste dia, cuja programação prevê shows com a cantora Amanda, Dois a Um, Gustavo e Fabinho e os Thomés, a entrada custará 1 quilo de alimento não perecível ou 1 litro de leite longa vida – que serão doados ao Hospital de Câncer.

Conforme destacou a primeira dama, essa parceria é um presente concedido à cidade, permitindo que as famílias que não podem participar de um evento como a Expoagro, por dificuldades financeiras, também desfrutem da festa. Ao mesmo tempo, a arrecadação beneficiará pacientes do Hospital de Câncer, que receberão os alimentos em doação. “Essa ação, além de levar solidariedade para o Hospital de Câncer, também vai contribuir para beneficiar a população de baixa renda”.

Dona Norma Sueli observou ainda, que a parceria é de grande importância para Cuiabá, fato que a deixa muito envaidecida. “Vamos dar conforto para muitas famílias”, disse a primeira dama, acrescentando que a Prefeitura pretende fazer muito mais para ajudar o Hospital de Câncer. “São 3.500 pessoas atendidas por mês no hospital do Câncer de Cuiabá, e o que estamos fazendo é muito pouco perto da importância do trabalho da entidade, que lida com vidas e com a dor”, observou dona Norma Sueli.

O diretor do Hospital do Câncer, João Castilho Moreno, disse que a parceria será muito importante para a entidade. “Essa iniciativa faz a diferença para nossos pacientes, pois os alimentos arrecadados significam muito para o hospital, que não atende só pessoas de Mato Grosso, mas também de vários outros estados”. Castilho lembrou que o hospital possui tecnologia de ponta para atender os pacientes, que não precisam buscar atendimento fora de Mato Grosso.

Segundo o presidente do Sindicato Rural, Vicente Falcão, o Hospital de Câncer é uma instituição brasileira referência no país e, que acolhe milhares de pessoas todos os anos; por isso, merece essa união que congrega diversos setores da sociedade para realizar ações de solidariedade em prol de seus pacientes. “Essa iniciativa é um modelo a ser seguido”, concluiu.

O diretor da Fabinho Promoções e Eventos, Fabio Martins, enfatizou que a Prefeitura está proporcionando uma ação de solidariedade para Cuiabá, e a população pode aguardar um grande evento. “Esta iniciativa vem de encontro ao nosso trabalho de solidariedade, isto é, será de grande relevância”.

De acordo com os organizadores, a expectativa é que no dia 12, data da arrecadação de alimentos, o público seja de 30 mil pessoas. “Será uma mega arrecadação”, enfatizou Fábio Martins.

Expoagro -  Estão confirmados 17 leilões com gado de corte, de elite P.O., touros, matrizes e cavalo pantaneiro. A expectativa é de um faturamento de R$ 20 milhões só com os leilões. Durante a feira devem circular mais de 20 mil animais de elite, corte, leite, equinos, ovinos, caprinos, canino, aves e peixes. Será realizada também a etapa obrigatória do Ranking Estadual da Raça Nelore, concurso do leite, julgamentos de diversas raças, provas de laço, tambor e outras modalidades. Está confirmada participação de 250 expositores dos mais diversos ramos e 1.100 argolas (gado em exposição de elite – PO).

Para os visitantes que buscam lazer e diversão, a 47ª Expoagro será um prato cheio. Primeira vez será montado o Camarote Brahma na arena do Parque de Exposições durante a Expoagro, além de camarotes Vips com muito conforto. Serão realizados 10 shows nacionais, com os melhores cantores, bandas e duplas do momento e 17 artistas de Mato Grosso. Outra novidade será a gratuidade para público de 2 dias e não só um, como acontecia nos anos anteriores. Os dias 11 e 12 de julho serão de portões abertos para os visitantes.