07 de Julho de 2011 17h42

Prefeitura já instalou quatro quebra-molas emergenciais

07/07/2011

Rosane Brandão/PMC

Seguindo o cronograma de obras para execução dos quebra-molas emergenciais que serão instalados em Cuiabá nos próximos dias, a Prefeitura já instalou quatro deles em dois dias de trabalho. Tais quebra-molas estão sendo instalados em locais onde o tráfego de veículos é mais intenso e não possui semáforo.

Segundo o secretário de Trânsito e Transporte de Cuiabá - SMTU, Edivá Pereira Leite, as vias que já receberam as lombadas são a rua Comandante Costa (próxima ao cruzamento com a Voluntários da Pátria); avenida Afonso Pena, em frente a escola Glaucia Maria Borges Garcia, no bairro Despraiado; rua das Orquídeas, no bairro Bosque da Saúde, fundo da gráfica Atalaia; e a Estevão de Mendonça, logo após o ginásio de esporte Quilombo.

Para execução destas obras serão usados dois modelos de quebra-molas, o tipo I e o tipo II. O primeiro modelo será colocado em ruas onde acesso de carros mais leves é mais frequente. O quebra-mola desse modelo tem 1,50 metro de largura por 10 centímetros de altura e o metro linear custará R$ 163,47. Já o tipo II será instalado em vias onde passam veículos pesados, como transporte coletivo. O metro linear desse tipo será R$ 327,99.

Amanhã (08-07), segundo o secretário, serão definidos os pontos para a execução dos próximos quebra-molas.

Segundo o secretário de Trânsito, a falta de atenção dos motoristas e a velocidade acima do permitido, que varia entre 40 e 60 quilômetros por hora nesse tipo de via provoca alto índice de acidentes. “Se todos respeitassem a sinalização o índice de acidentes na cidade seria praticamente zero”, observou Edivá Alves, lembrando que todas as vias de Cuiabá estão muito bem sinalizadas e com placas de velocidade permitida.