17 de Fevereiro de 2011 11h00

Prefeitura e UFMT ratificam parcerias em prol de Cuiabá

17/02/2011

Ângela Jordão/PMC

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, se reuniu, nesta quinta-feira (17-02), com a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, e com diretores da instituição. O objetivo do encontro foi ratificar as parceiras mantidas entre a Prefeitura de Cuiabá e a UFMT, em prol da cidade, visando uma melhor qualidade de vida à população cuiabana.

Um dos projetos realizados em parceria é o Centro de Referência do Reuso de Água – CRRA, que está sendo implantado na capital. O Centro funcionará na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Lagoa Encantada.  O CRRA visa promover o reuso de efluentes, usado posteriormente para minimizar os impactos ambientais nos corpos hídricos receptores.

No CRRA serão desenvolvidas pesquisas de tecnologia social voltada à reutilização da água de enxágüe da roupa em descargas domésticas e pesquisa de reaproveitamento de água de chuva para usos menos nobres (rega de jardins, lavagem de calçadas, etc.), por meio da construção de um módulo para captação de água pluvial, realização de seminários, entre outros.

O Centro terá como função realizar as análises físicas, químicas e microbiológicas do sistema de tratamento da lagoa de estabilização da ETE, propiciando pesquisas, ensino e extensão com ampla divulgação à comunidade em seu entorno, além das práticas de educação ambiental nos mais diferentes setores comunitários, enfatizando princípios de cidadania, preservação ambiental e ecologia.