Prefeitura é parceira de projeto de combate ao tráfico de drogas em Cuiabá

Foto:Walter Machado

Uma mega operação iniciada esta semana pela Polícia Judiciária Civil conta com a parceria da Prefeitura de Cuiabá. Trata-se da “Operação Rosa dos Ventos”, que tem como objetivo principal o combate ao tráfico de drogas. O balanço da operação foi apresentado na tarde desta quinta-feira (30-06) no auditório da Diretoria da Polícia Judiciária Civil durante coletiva à imprensa.

A delegada
titular da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), Cleibe Aparecida de Paula, explicou que a primeira etapa da operação foi realizada no bairro Alvorada, região da rodoviária, onde o problema do tráfico de drogas é mais crítico. Segundo a delegada, essa operação está sendo sucesso porque todos os órgãos parceiros têm a mesma preocupação, que é acabar com o problema do tráfico de drogas e não deixar o estado chegar na mesma situação dos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro.

“Estamos trabalhando com três pilares: prevenção, repressão e reinserção. Não podemos fazer só a repressão, mas também temos que oferecer ajuda e dar encaminhamento para os usuários de drogas”, disse a delegada, ressaltando que este trabalho é único no país.

A Prefeitura entrou como parceira com a parte de fiscalização, limpeza da região do tráfico e com a disponibilidade de duas unidades terapêuticas para tratamento dos dependentes químicos, os quais foram abordados durante a operação. Nesta quarta-feira foi realizada uma ação preventiva com a retirada de 40 usuários de drgoas, que ficavam na região do Alvorada. Eles foram levados para a Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes e depois encaminhados, pelo juizado especial criminal, para comunidades terapêuticas.

“Esses usuários de droga receberão apoio e tratamento adequado para então serem reinseridos na sociedade”, observou o procurador geral do município, Fernando Biral de Freitas.

Ao todo, a Prefeitura disponibiliza 22 vagas, distribuídas em duas clínicas de Cuiabá: Limiar e Valor da Vida. Nestas unidades os dependentes passarão por tratamento psicossocial e depois receberão qualificação para serem reinseridos no mercado de trabalho e na sociedade. O tratamento de cada dependente, segundo o procurador, será de R$ 700 por mês. “Não podemos numerar quantos meses cada um ficará na clínica porque dependerá do tipo de tratamento que eles vão precisar”.

Segundo Fernando Biral, a operação foi realizada nesta quinta-feira em
309 apartamentos de 14 hotéis do bairro Alvorada, onde a Prefeitura interditou sete hotéis por problemas com os alvarás e, destes, quatro foram fechados pela vigilância sanitária por não estarem de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) .

A operação, realizada pela Polícia Judiciária Cicil, conta com a parceria do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal de Cuiabá e Juizado Especial Criminal.

Operação
– a operação “Rosa dos Ventos” começou com o levantamento dos principais estabelecimentos comerciais onde se comercializa drogas e o mapeamento de pontos de drogas conhecidos por “bocas de fumo”. No dia 27 de junho com a realização de diligências nas imediações do bairro Alvorada para identificar os principais fornecedores de drogas e realizar a prisão dos mesmos. No dia 29, foi montada uma estrutura do juizado Especial Criminal na Delegacia Especializada de Repressão à Entorpecentes para recepção, formalização e encaminhamento dos usuários de drogas, que foram recolhidos pelos senhores investigadores de polícia nas imediações do bairro Alvorada às comunidades terapêuticas respectivas com a colaboração dos integrantes do projeto de Cara Limpa Contra a Droga.

• Servidores do Pronto-Socorro celebram Dia do Servidor e Outubro Rosa

• Mulheres recebem orientações sobre cânceres na Policlínica do Planalto

• Campanha Outubro Rosa na saúde municipal teve início no USF Residencial Coxipó

• Unidades de Saúde intensificam atendimento às mulheres durante o "Outubro Rosa"