/

31 de Maio de 2011 13h55

Prefeitura de Cuiabá promove curso de formação de brigadistas

31/05/2011

Ângela Jordão

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários - SMAAF e da Defesa Civil Municipal, promoverá a partir da próxima segunda-feira, dia (06-06), um Curso de Formação de Brigadistas. Este curso será ministrado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e com a Defesa Civil Estadual. 

O treinamento dos Brigadistas, que combaterão as queimadas urbanas no período de junho a outubro, integra o Projeto Quadrante, que em 2011 chega a sua 10ª edição. Iniciado em 2002, este projeto visa a reduzir a demanda reprimida na época da estiagem, quando acontecem muitos focos de queimadas urbanas. É neste período que são lançadas na atmosfera grandes quantidades de gases tóxicos que provocam males respiratórios principalmente em idosos e crianças e, em médio prazo, que contribuem para o aquecimento global - o chamado “efeito estufa”.  

Os meses de junho a outubro constituem o período em que se verifica um alto índice de queimadas, seja no campo ou nas cidades. Infelizmente este é um quadro que já se tornou habitual para os mato-grossenses, em que o período de ar seco, com muito vento, excesso de poeira e muita fumaça causa graves problemas à população. Nas áreas urbanas, muita gente ainda lança mão do fogo para limpar quintais ou terrenos baldios, além da sempre preocupante queima do lixo.  

Com o Projeto Quadrante, os Brigadistas mantêm plantão em pontos específicos de Cuiabá, tendo a disposição um suporte de combate a incêndios, como caminhões pipa, carro bomba e outros equipamentos.  

Conforme o coordenador da Defesa Civil, Eldo Orro, para a realização do projeto Quadrante serão montadas seis brigadas, uma em cada sede do Corpo de Bombeiros - Verdão, CPA, Morro da Luz e Coxipó (parque Zé Bolo Flor) -, e nos Parques Tia Nair e Massairo Okamura. “Este ano o trabalho será diferenciado porque será uma atuação conjunta com os brigadistas do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estadual”. Ele  lembra que o prefeito Francisco Galindo fez um pacto com o Ministério Público de Mato Grosso garantindo que vai diminuir as queimadas em 65% este ano.

Eldo Orro ressalta ainda que os locais em Cuiabá mais propícios a queimadas são os parques, como Morro da Luz e a reserva que fica ao lado do Mãe Bonifácia. “Por isso, estamos colocando reforço em todas as regiões da cidade”.

No curso de formação que terá início na próxima segunda-feira, aproximadamente 50 homens receberão o treinamento, que será dado pelo Corpo de Bombeiros. O curso terá duração de seis dias, com encerramento no sábado (11-06).  A abertura do curso será às 13 horas, no Parque Massairo Okamura.