Prefeitura de Cuiabá participa da Ação Global

A Prefeitura de Cuiabá participará da Ação Global, que será realizada neste sábado (18), das 8h às 17h, no SesiPapa, ao lado do Sesipark, no bairro Morada do Ouro. Com o tema “Mulher”, o evento oferta mais de 80 serviços gratuitos nas áreas de educação, saúde, esporte, lazer e cidadania.

Quatro Secretarias Municipais estão envolvidas na parceria com o Sesi: Educação, Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Saúde e Meio Ambiente.

A iniciativa é a de possibilitar o acesso gratuito a serviços essenciais e compartilhar informações úteis que possam ajudar na melhoria da qualidade de vida da população durante o ano todo.

A Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde estará presente confeccionando cartões SUS e oferecendo aferição de pressão arterial, teste de glicemia, cálculo de IMC e circunferência abdominal.

A Atenção Secundária realizará panfletagem de folders, distribuição de preservativos e orientações relacionadas aos programas DST/AIDS. Já a coordenação de Saúde Mental estará presente oferecendo orientações e entregando panfletos sobre o dia nacional de luta antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio.

Na área de odontologia, 100 profissionais, entre cirurgiões-dentistas e auxiliares, da Prefeitura de Cuiabá, da Uniodonto e alunos dos últimos anos do curso de Odontologia da Univag, realizarão escovações supervisionadas, triagens, exames de raio-X, diagnósticos de câncer de boca, em 12 consultórios montados em trailers, sendo oito ofertados pela Prefeitura de Cuiabá.

Os casos com suspeita de câncer bucal serão direcionados para a Univag, que realizará exames complementares e encaminhará para o tratamento no Hospital de Câncer. Já os pacientes que necessitarem de tratamentos clínicos básicos serão encaminhados para as policlínicas da prefeitura.

A meta do mutirão é reforçar a importância da conscientização quanto a higiene bucal e prevenir, principalmente, o surgimento do câncer de boca que de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mata cerca de seis mil pessoas por ano no Brasil e é o 7º tipo de câncer mais comum no país.

A Secretaria de Educação irá disponibilizar o ônibus biblioteca da Prefeitura de Cuiabá, um convite aberto ao mundo da imaginação. O ônibus é equipado com TV, DVD e notebook com internet móvel, toldo para proporcionar atividades externas com maior conforto para as crianças, leitores e visitantes, além de um acervo de aproximadamente 3.000 exemplares de livros, revistas e gibis, inclusive obras de escritores mato-grossenses.

O ambiente conta ainda com fantasias de personagens da literatura infantil, mala literária e o baú surpresa, em que a criança pode usar a imaginação para contar sua história. Serão realizadas doações de livros e também estará aberto o Baú da Troca, com livros usados disponíveis para troca.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários estará com um trabalho de educação ambiental em parceria com a Polícia Ambiental. Serão distribuídas mudas de plantas de arborização e plantas frutíferas. Para as crianças, haverá uma equipe fazendo pinturas ecológicas no rosto e distribuindo cartilhas sobre a preservação do meio ambiente.

• Blitz de Volta às Aulas orienta condutores em diversos pontos de Cuiabá

• Manhã de responsabilidade social no Parque Cuiabá

• Sugestão de Pauta - Combate aos trabalhos escravo e infantil em Cuiabá

• Prefeitura multa empresa que jogou lixo em estrada de acesso ao Aterro Sanitário