14 de Dezembro de 2010 15h15

Prefeitura de Cuiabá investe na educação infantil

14/12/2010

Ângela Jordão/PMC

A Prefeitura de Cuiabá tem realizado projetos que visam a transformar locais ermos e abandonados em espaços destinados ao laser e educação da comunidade, além de investir no futuro das crianças e jovens que vivem na área. Um exemplo disso pôde ser visto hoje (14/12), com a inauguração da Escola de Educação Infantil Zeferino Leite de Oliveira, no bairro Pedra 90.

O espaço onde foi construída a escola era uma antiga construção abandonada, um projeto de espaço para feirantes que não deu certo, e que havia se tornado um refúgio para usuários de drogas e marginais que vivem na região.

Hoje, o local se transformou em uma ampla e alegre escola, que oferece educação para 740 crianças com idade entre quatro e sete anos. “Onde os pais podem deixar seus filhos, sabendo que estarão sendo bem atendidos e recebendo uma ótima educação”, destacou a primeira-dama de Cuiabá, Dra Norma Sueli Galindo, presente a solenidade.

A sub-prefeita da Regional Sul, Tânia Mattos, contou que a inauguração da escola era a realização de uma sonho, que toda a comunidade do Pedra 90 acalentou durante cinco anos. “Aqui existia um espaço muito triste. Foi uma luta conjunta dos moradores, presidentes de bairro e Prefeitura para que este sonho se tornasse realidade”, narrou Tânia.

Já o presidente da Associação de Moradores do Pedra 90, Marcos Baiano,  disse estar muito honrado com a entrega da escola e que a comunidade estava comovida com a atenção que a Prefeitura de Cuiabá estava dando ao bairro. “A Prefeitura está tendo um imenso cuidado com uma comunidade muito carente. Só temos a agradecer”, declarou Baiano.

Próximo a Escola Zeferino Leite de Oliveira já está sendo construído um Centro de Educação Infantil, que atenderá crianças de um a quatro anos. O secretário de Educação de Cuiabá, Permínio Pinto, anunciou ainda, que já está no previsto no orçamento do município a construção de um segundo centro para atender as crianças.

Tantas obras destinadas ao atendimento e educação infantil são necessárias porque, de acordo com Marcos Baiano, o bairro Pedra 90 apresenta um alto índice de natalidade, com uma média de 250 nascimentos/ano. “Nossos cálculos são de que nossa região tenha hoje aproximadamente 30 mil crianças com idade até 10 anos”.

“Com a finalidade de prover um futuro seguro e com oportunidades, garantindo educação para todos, é que a Prefeitura de Cuiabá tem investido na região e na educação infantil”, declarou Permínio Pinto.