31 de Agosto de 2011 10h31

Prefeitura de Cuiabá informatiza unidades de saúde

31/08/2011

Ângela Jordão/PMC

A Prefeitura de Cuiabá adquiriu 150 novos computadores, todos destinados às unidades de saúde da capital. Os equipamentos chegaram na manhã desta quarta-feira (31-08) ao Palácio Alencastro (sede da Prefeitura ) e serão distribuídos imediatamente as unidades. O objetivo da melhoria da área de informática de todo sistema de saúde da capital é avançar no atendimento a população, agilizando e organizando os procedimentos e otimizando o tempo dos técnicos e profissionais da área e dos usuários do sistema.

Os equipamentos são destinados ao Pronto Socorro Municipal, às policlínicas, postos de saúde, farmácias do município, entre outras unidades. Um novo sistema destinado às 59 farmácias do município que atendem a população entrará em funcionamento imediatamente. Denominado de HOROS (Sistema de Controle de Medicamentos), o sistema fará a integração de todas as unidades, promovendo o controle do estoque e a melhor distribuição dos remédios.

Até o final do ano, outro sistema estará em vigor, este destinado a procedimentos de atendimento a população, como agendamento de consultas, o prontuário eletrônico. De acordo com o prefeito Chico Galindo, quando procurar uma unidade de saúde, a população terá o agendamento da consulta feito na hora. Atualmente, o usuário do sistema recorre a unidade e somente depois de alguns dias é informado (por telefone) quando será o atendimento médico. Atualmente, todas as unidades de saúde de Cuiabá já estão interligadas, por meio de um infovia.

Os computadores são os mais modernos do mercado, com todos os acessórios e programas necessários, monitor de 20 polegadas, licenciados pela Intel e pela Microsoft, e com três anos de garantia. Os preços foram os melhores do mercado, apenas R$ 1.890,00 cada unidade, totalizando um investimento de R$ 283 mil.  Isto porque, a Prefeitura participou de um pregão promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul. Neste pregão, o governo daquele estado adquiriu 12 mil maquinas. O Governo de Mato Grosso também participou do mesmo pregão, comprando 3 mil máquinas.

A Prefeitura de Cuiabá adquiriu, ainda, mais 550 máquinas, que serão entregues dentro de 30 dias. Estes equipamentos serão destinados para todos os órgãos e secretarias do município.