18 de Novembro de 2010 10h46

Prefeitura de Cuiabá faz lançamento de mutirões contra a dengue

18/11/2010

Da redação/PMC

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fez nesta quinta-feira (18-11) o lançamento dos mutirões de Combate a Dengue. O primeiro mutirão está sendo realizado no bairro Pedra 90, localidade que apresenta índice duas vezes maior de incidência do mosquito da dengue que  toda a Cuiabá. Conforme a Vigilância a Saúde e Ambiente de Cuiabá, o bairro foi responsável por 6,8 % dos casos notificados de Dengue no município de Cuiabá. Por isso, o bairro foi escolhido também para o ato de lançamento dos mutirões. As ações fazem parte do programa “Cuiabá – Todos Contra a Dengue.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Maurélio Ribeiro, o município está mobilizando 400 agentes de Saúde, 700 agentes comunitários e mais 100 servidores do Programa Aprender Fazendo para atuar nos mutirões e nas atividades rotineiras de combate a dengue. A ação, denominada de “impacto” pelo secretário, deve durar de dois a três meses.

Os agentes atuarão nas residências, orientando e também auxiliando no trabalho de limpeza das casas. Para a limpeza dos bairros e residências, a Prefeitura empregará 20 caminhões, cinco pás-carregadeiras, veículos que foram cedidos pelo Governo do Estado. A parceria com o Estado foi ressaltada pelo secretário Maurélio Ribeiro e pelas demais autoridades presentes ao evento. “O governador Silval Barbosa entendeu nossa necessidade e está prestando toda ajuda para a capital de Mato Grosso. Além dos veículos, o Estado está arcando também com o combustível. Queremos agradecer muito essa parceria”, destacou Maurélio.

A necessidade de engajamento da população também foi destaque durante  o ato promovido no Pedra 90. Os munícipes devem cooperar, mantendo as casas e quintais limpos, não deixando água parada em nenhum ambiente e abrindo as portas das residências quando os agentes chegarem. “Vamos entrar em uma guerra cruel contra um inimigo ardiloso e competente contra a saúde, o mosquito da dengue, que tem a capacidade de destruir famílias. Tivemos episódios muito tristes em 2009. Não podemos repetir, mas para isso precisamos que a sociedade entenda que precisa colaborar”.

Contando com a parceria também do Juízado Especial Itinerante, a Secretaria Municipal de Saúde poderá até autuar os moradores que não contribuírem com as ações de combate a dengue.  As ações rotineiras desenvolvidas  neste ano já surtiram efeito. Os casos de dengue foram reduzidos em 63% do ano de 2009 para 2010.

Ainda estão previstos mais 19 mutirões  para acontecer até o final deste ano em diferentes regiões da cidade.