22 de Dezembro de 2010 12h45

Prefeitura de Cuiabá e Ginco Empreendimentos promovem confraternização com trabalhadores da Usina de Compostagem

22/12/2010

Ângela Jordão/PMC

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, a primeira-dama do município, Dra Norma Sueli Galindo e o diretor da Ginco Empreendimentos, Luiz Carlos Borges Fonseca, participaram hoje de um café da manhã de confraternização com os trabalhadores da Usina da Compostagem de Lixo da Capital. As 140 famílias que trabalham no local compareceram ao evento, promovido em parceria pela Prefeitura de Cuiabá e a Ginco Empreendimentos.

A Usina de Compostagem está passando por um processo de reestruturação, promovido pelo município com o patrocínio da Ginco. Com a reestruturação, a Usina aumentará sua capacidade de processar os resíduos e lixo recebidos. Atualmente a Usina recebe 200 toneladas de lixo por dia, mas só consegue processar 40% do que é recebido.

O momento de confraternização foi emocionante. Além do café da manhã, as famílias receberam cestas de Natal oferecidas pela Ginco e todas as crianças foram presenteadas com brinquedos, estes oferecidos pela Prefeitura. Os brinquedos foram entregues pelo próprio prefeito e pela primeira-dama.

O diretor da Copmar – a Cooperativa formada pelos trabalhadores da Usina –  Vanderlei Cavenaghe, agradeceu o empenho do prefeito Chico Galindo e da empresa Ginco, pelo projeto de reestruturação. Ele se emocionou especialmente quando agradeceu à primeira-dama, Dra Norma Sueli Galindo, responsável pela iniciativa do projeto de reestruturação. “Agradeço a todos, mas especialmente a Dra. Norma, que mostrou imensa sensibilidade com a situação das famílias da Cooperativa e tem se empenhado para reestruturar a Usina”.

A primeira-dama explicou que, no início deste ano, visitou a Usina e ficou muito triste com a situação encontrada, com dezenas de pessoas querendo trabalhar, mas paradas porque a maioria dos equipamentos da Usina não estava funcionando, necessitando de reparos. “Estamos vivendo um momento de muita emoção. São famílias que querem trabalhar e que também precisam de assistência. Elas estão longe da cidade, longe dos serviços públicos. Estamos trabalhando para dar melhores condições a todos eles”.

A primeira-dama contou que no próximo mês de março, várias Secretarias Municipais terão postos instalados dentro da Usina para atender aos trabalhadores e suas famílias, como a Secretaria de Assistência Social de Desenvolvimento Humano - Smasdh. O prefeito Chico Galindo também acatou a sugestão do vereador Júlio Pinheiro, presente ao evento, e disse que a Secretaria de Saúde terá uma equipe no local para atender as famílias da Copmar.

“Vamos garantir mais qualidade de vida aos trabalhadores da Usina”, declarou o prefeito. Muito contente pelo momento de confraternização, Galindo agradeceu a presença de todos, parabenizou os trabalhadores pela atividade fundamental nos dias de hoje, que promove a preservação ambiental por meio da reciclagem do lixo, e destacou a parceria com a Ginco.

“São poucas as empresas que fazem o que a Ginco está realizando, um trabalho de conservação ambiental, se preocupando com a preservação e o futuro de nossa Terra. Agradeço aos trabalhadores, cuja atividade é primordial. O ano de 2011 foi maravilhoso. No próximo ano, vamos avançar ainda mais. Hoje, aqui, vamos comemorar”, declarou Chico Galindo.

O gerente de Engenharia da Ginco, Luiz Carlos Borges Fonseca, declarou que para a Ginco é prazeroso participar do projeto de reestruturação da Usina e que a empresa quer ampliar as atividades de preservação ambiental em parceria com a prefeitura de Cuiabá. “Estamos realizando um trabalho prático, que vai além dos benefícios às famílias da Cooperativa. Um trabalho que contribui para que o meio ambiente receba menos detritos”.

Também participaram do café da manhã o presidente do Instituto de Planejamento de Desenvolvimento Urbano de Cuiabá - IPDU, Sivio Fidélis, os secretários municipais de Comunicação, Flávio Garcia, de Assistência Social e Desenvolvimento Humano - Smasdh, Julieta Domingues, além de servidores da Prefeitura, da Sanecap e funcionários da Ginco Empreendimentos.

Confira aqui: