/

10 de Junho de 2011 13h45

Prefeitura contrata técnicos para dinamizar Aterro Sanitário

10/06/2011

João Carlos Queiroz/Gabinete

A prefeitura de Cuiabá contratou os administradores Marcelo Malaquias de Oliveira e Ailton Mioho, especialistas em gestão técnica, para implementar medidas que visam à dinamizar a operacionalização e dar melhores condições de trabalho aos 100 cooperados (Coopermar) que atuam no Aterro Sanitário da Capital, sede da Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis. Esta determinação é fundamentada no projeto Valorizando Vidas, instituído pela 1ª Dama do Município, doutora Norma Sueli de Caires Galindo, que fez hoje (10-06) nova visita ao aterro em companhia dos técnicos. Lá também está localizada a Usina de Compostagem de lixo, a seis quilômetros do centro da Capital.

A doutora Norma explicou qual o objetivo do trabalho do projeto Valorizando Vidas está focado para o Aterro Sanitário, com vistas à melhorar as condições de vida das famílias dos cooperados. "Vocês viram o quanto eles são esforçados. É um trabalho difícil, porém digno. E é assim que desempenham suas funções nesse aterro, apesar das dificuldades, que são inúmeras. É importante que o cidadão faça a sua parte. Lixo é um problema de todos nós, e a responsabilidade com ele não termina quando é descartado nas lixeiras. É aqui que tudo começa, o processo de triagem complexo, conforme veem".

Ela ficou surpresa ao ser informada pelo cooperado Domingos Gomes dos Reis, 72 anos, há 17 com atividades no lugar, que até ferro elétrico chega ao aterro. "Então, é preciso que as pessoas se conscientizem, colaborem com esses trabalhadores. O projeto Valorizando Vidas, que envolve 11 secretarias municipais de Cuiabá, encampa benefícios diversos na área social, não somente na reestruturação dos equipamentos da usina e das instalações do aterro, em si".

O cooperado Domingos Gomes dos Reis, no momento da abordagem da 1ª Dama, estava concentrado no seu ofício, separando elementos de aparelhos eletrodomésticos. "Apesar de tudo, gosto muito de trabalhar no aterro", disse. "Estou com idade avançada e não tenho paciência de ficar em casa à espera do tempo passar. Adoeceria se não fizesse mais nada na vida", declarou ele.

A Doutora Norma Sueli de Caires Galindo determinou à Sanecap que intensifique a realização de mutirões regulares de limpeza nos galpões de triagem e outras instalações do aterro, locais por onde passou e fez questão de conversar com encarregados e trabalhadores do processo de separação do lixo sólido/orgânico. "São pessoas que nos repassam um grande exemplo de vida e obstinação. Trabalhadores potenciais, focados no propósito de ganhar seu sustento e das suas famílias honestamente. Nossa missão é unir esforços para que tenham melhoria de renda, via cooperativa, e também maior qualidade de vida, seja no campo profissional ou familiar. O Valorizando Vidas possibilita atingirmos algumas metas desse tipo", concluiu.