09 de Maio de 2011 16h09

Prefeitura combate a dengue com a participação de alunos da rede municipal

09/05/2011

Luiz Cesar de Moraes-Sec.Adjunto

O prefeito de Cuiabá, Francisco Bello Galindo Filho, participa amanhã, dia (10-05), às 14:00 horas,no Palácio  Alencastro, do primeiro sorteio deste ano do projeto Agente Mirim de Combate à Dengue, que premia um aluno de cada escola, além de mais uma pessoa da comunidade orientada por este aluno, que comprovarem engajamento no combate aos criadouros do mosquito da dengue. Este é um projeto que a prefeitura desenvolve desde o ano passado, e que conta com total apoio do prefeito, de acordo com José Roberto Stoppa, o representante da secretaria Municipal de Educação na condução do projeto.

Stoppa ressaltou que além da Educação, as secretarias de Saúde e de Governo também estão envolvidas no projeto, uma iniciativa que o prefeito Chico Galindo considera estrategicamente vitoriosa no esforço de sensibilizar os cidadãos para a necessidade de se combater os focos do mosquito da dengue. “Quando crianças, adolescentes e jovens aderem a uma causa nobre como esta, nós sempre conseguimos bons resultados. É esta a situação que percebemos desde o ano passado, assim que foi feito o primeiro sorteio”, informou Stoppa.

As 51 escolas municipais que aderiram ao projeto contam com um grande número de alunos participantes. Esses alunos são incumbidos de difundir as idéias do projeto, de modo a obterem cada vez mais representantes da comunidade envolvidos no combate ao mosquito da dengue. O sorteio escolherá dois alunos de cada uma das quatro regionais da cidade, além de mais dois da zona rural. Uma equipe da secretaria de Saúde fica incumbida de checar as casas visitadas pelos alunos sorteados, que também serão premiadas caso estejam seguindo as instruções.

O representante da secretaria de Educação informou ainda que os alunos ganharão máquinas fotográficas, enquanto que as mães dos alunos sorteados e as donas de casas indicadas pelos alunos fazem jus a uma batedeira de bolo. “Nós entendemos que a premiação é uma forma de envolver as pessoas no objetivo do projeto, que é deixar a cidade mais limpa e livre dos focos onde o mosquito da dengue se desenvolve com facilidade. Além de estarmos criando uma mentalidade diferenciada nesta geração jovem, que fica mais preocupada em dar combate ao mosquito da dengue”, disse Stoppa.

O projeto objetiva atingir, até o final deste o ano, um total de 15 mil alunos e chegar a 30 mil residências cadastradas, que serão mais 30 mil casas fiscalizadas pelo agente mirim para combater o foco.