08 de Agosto de 2011 09h40

Prefeito participa de solenidade para assinatura do Projovem MT

08/08/2011

Dantielle Gomes/PMC

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, participou sexta-feira (05-08) da solenidade de assinatura de convênio de mais de 10 mil vagas para implantação de núcleos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Trabalhador em Mato Grosso. A solenidade aconteceu às 17h00min, no Palácio Paiaguás, com a presença do governador Silval Barbosa, senador Pedro Taques e demais lideranças.

Seis municípios foram beneficiados diretamente com o programa. São eles Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Jaciara e Água Boa.

Ao todo, o Ministério do Trabalho direcionou 10.200 vagas para Mato Grosso, sendo que, no ato da assinatura, três mil vagas foram autorizadas para Cuiabá e Várzea Grande.

Para o prefeito de Cuiabá, oportunizar aos jovens condições de trabalho e geração de renda é um importante passo para Mato Grosso. “ O Projovem é um programa fantástico. São três mil jovens com  oportunidade de terem acesso a uma qualificação profissional e automaticamente ter uma melhor qualidade de vida”, afirmou.

A qualificação profissional é a principal proposta do Projovem Trabalhador, que tem como público alvo jovens com idade entre 18 a 29 anos e que sejam membros de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. A meta obrigatória, prevista em cada convênio, é de que ao menos 30% ingressem no mercado de trabalho depois de formados. O programa será desenvolvido em parceria com a sociedade civil e iniciativa privada.

Os cursos terão carga horária de 350 horas e, por seis meses, os jovens vão receber transporte coletivo, material didático, uniformes e uma bolsa no valor de R$ 100 por mês. De acordo com as normas previstas no convênio com o Ministério do Trabalho, a meta obrigatória é de que ao menos 30% ingressem no mundo do trabalho depois de formados. O programa será desenvolvido em parceria com a sociedade civil e iniciativa privada.