16 de Maio de 2011 17h49

Prefeito participa de reunião do Conselho de Saúde de Cuiabá

16/05/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Com as presenças do deputado estadual Guilherme Maluf e do presidente do Legislativo da Capital, vereador Júlio Pinheiro, e secretário de Saúde, Antônio Pires, o prefeito Chico Galindo participou hoje (16-05) de uma reunião do Conselho Municipal de Saúde. O encontro teve lugar no Salão Nobre do Palácio Alencastro.Também prestigiaram a reunião a diretoria do Sinodonto (Sindicato dos Odontólogos de Mato Grosso), representada pelo presidente Sérgio Antunes, e o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, categoria Educação Fí­sica,  Carlos Alberto Eirlet, e representantes comunitários dos diversos polos de Cuiabá.

Vários tópicos sobre as deficiências registradas na Saúde, em  âmbito técnico e administrativo, foram informados ao prefeito, juntamente com sugestões técnicas para  os casos mais graves. Galindo disse que um dos dilemas maiores da Saúde é o Pronto Socorro, que necessita de auxílio também do Estado. Os recursos repassados pelo governo estadual não conseguem trazer as soluções almejadas naquela unidade clí­nica que atende pelo SUS, em face do aumento crescente de pacientes de outros municí­pios. A criação de uma rede integrada entre Cuiabá, Várzea Grande e Estado, para compartilhar ações gerenciais na Saúde, foi autorizada pelos conselheiros, levando-se em conta que VG também vive problema semelhante.

"Cuiabá está no limite. Tem feito além do que deve para investir e tentar equacionar o dilema vivenciado pelos usuários do SUS. Infelizmente, investe-se bastante, mas a realidade continua a desafiar gestores municipais e a exaurir os cofres públicos, com grave incômodo à população. Isso não é de agora. Conforme pesquisamos, 56% do atendimento registrado lá procede de Várzea Grande e outros municí­pios mato-grossenses. Então, a Prefeitura não pode ser penalizada por algo que não é sua atribuição, pois recebemos pacientes de todos os lugares, e é humano isso. Melhor é acomodá-los nos corredores, para minimizar parte das dores e ter algum atendimento, do que deixá-los expostos na rua. Daí­ a necessidade de que o governo estadual seja parceiro na gestão da Saúde de Cuiabá".

Galindo afirmou ter convicção de que o governador Silval Barbosa e o secretário Pedro Henry (Saúde) irão entender seu posicionamento, que é também do Conselho Municipal de Saúde do Município e outras entidades, e se aliará à Prefeitura na busca de uma solução para esse impasse. "Os conselheiros nos autorizaram ao governador, em audiência, para que o Estado assuma responsabilidade maior dos pacientes do interior, que representam o inchaço progressivo do Pronto Socorro. O objetivo geral é que o Estado participe da gestão daquela unidade, quanto às urgências e emergências”.