20 de Outubro de 2010 18h06

Prefeito interino Deucimar Silva visita Pronto Socorro de Cuiabá

20/10/2010

João Carlos Queiroz - Assessoria Secom

Acompanhado de assessores, o prefeito interino de Cuiabá, Deucimar Silva, visitou hoje (20-10) à tarde, às 16 horas, as instalações do Pronto Socorro Municipal. Conforme a autoridade, ele pretende visitar outras unidades do Município nos próximos dias, a exemplo das secretarias e autarquias.

"Eu já havia adiantado ao prefeito Chico Galindo, o qual substituo interinamente com muita honra, durante sua ausência do Estado, que iria percorrer algumas Pastas do seu staff. O objetivo é conhecer mais de perto o funcionamento de cada órgão, até mesmo para podermos colaborar, lá na Câmara, no que for preciso", disse Deucimar.

Nesta quinta-feira (21-10), adiantou, sua agenda assinala visitas na Sanecap - Companhia de Saneamento da Capital, Seminfe (Infraestrutura) e SME (Educação). "Nós, vereadores, por vezes, não temos um conhecimento preciso, real, do que as secretarias e demais unidades afetas à Prefeitura enfrentam. Refiro-me a alguns problemas, passíveis de serem solucionados, ou amenizados, se for entabulada uma série de parcerias objetivas, calcadas numa determinação de que atender bem à população é dever coletivo de todos nós, sem quaisquer amarras de ordem partidária".

Foram essas as palavras que o prefeito interino de Cuiabá expôs ao secretário de Saúde, Maurélio Ribeiro, e ao diretor geral do Pronto Socorro, Jair Gimenez Marra. Os médicos ouviram Deucimar com atenção, expondo-lhe, por sua vez, as reais necessidades que a unidade de urgência e emergência ainda atravessa, apesar de muitas demandas críticas de um passado recente terem sido reduzidas em função da reforma geral que o prédio se submeteu.

"É por isso que defendo a necessidade de formamos uma parceria unificada dos governos em prol de outras melhorias no Pronto Socorro, hoje operando com capacidade acima daquela para a qual foi projetada. Podem contar comigo, na qualidade de dirigente do Legislativo da Capital, e também com o prefeito Chico Galindo. Unidos, cobraremos mais apoio dos governos estadual e federal, que realmente poderia colaborar para minimizar esse quadro pesado que o PS enfrenta tradicionalmente. Esforço que extrapola suas condições, para não deixar ninguém sem atendimento".

Ele informou ainda ao secretário Maurélio Ribeiro e ao diretor geral do PS, Jair Gimenez Marra, que conversou a respeito desse tema com o prefeito Chico Galindo, ocasião em que uma série de ideias foi discutida consensualmente. "Chico tem projetos excelentes para Cuiabá. Com o advento da planta genérica, por exemplo, pode-se dobrar a receita proveniente do IPTU, francamente irrisória, se comparada à de Campo Grande, cidade bem menor do que Cuiabá. Desde 97, a Prefeitura não fez esse levantamento. Aumentando-se a arrecadação do IPTU, será automática a injeção de maior volume de recursos em áreas prioritárias do Município, seja na Saúde, Educação, Saneamento e outras".

Um relatório detalhado a respeito das diversas Pastas do staff municipal será repassado pelo prefeito interino ao titular do cargo, Chico Galindo, no intuito de que este documento possa colaborar para acelerar dispositivos capazes de viabilizar recursos aos setores emergenciais de Cuiabá, com enfoque de atendimento social. "Unificando-se ideias, projetos, esforços entre os governos municipal, estadual e federal, é possível montarmos uma estrutura compatível àquela desejada por todos os habitantes da Capital e de outros polos que aqui aportam à procura de atendimento médico-hospitalar, no caso da Saúde, e em segmentos distintos da administração pública municipal, igualmente importantes”.