24 de Janeiro de 2011 18h10

Prefeito Galindo destaca apoio da Câmara e de instituições parceiras

24/01/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

O prefeito Chico Galindo agradeceu o apoio recebido do Parlamento Municipal e das faculdades parceiras desse projeto, que ele recorda ter sido esboçado quando ainda integrava a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. "Eu, o deputado José Riva e o deputado João Malheiros criamos um projeto de lei semelhante em 2005. Não foi viabilizado em ní­vel estadual, pois o Estado não implantou, mas o então prefeito Wilson Santos o concretizou em Cuiabá. E, hoje, o Bolsa Universitária é sucesso aplaudido por todos que entendem os bons propósitos dessa iniciativa. Os futuros formandos vão retribuir com trabalho profissional, qualificado, na Prefeitura de Cuiabá".

No advento da Copa 2014, sublinhou o chefe do Executivo, a Capital já terá até médicos assistindo as várias unidades do Municí­pio. É uma contrapartida justa. Investe-se naqueles jovens que não tem condições de cursar uma universidade e, após diplomados, eles retornam com seu trabalho.Porque, dos 50 mil alunos aprovados anualmente no ensino médio, apenas 12 a 15 mil são absorvidos pelas universidades públicas, enquanto uns 20 mil bancam seus próprios estudos via iniciativa privada. Os demais, cerca de 20 mil, ficam sem condições de cursar uma universidade. O Bolsa Universitária veio preencher essa lacuna", explicou.

Conforme o prefeito, as críticas endereçadas ao programa são injustas, porque ele tem um objetivo maior, que é amparar os cuiabanos carentes de recursos para custearem seus estudos. "Dizem, por exemplo, que os recursos endereçados ao Bolsa Universitária prejudicam a educação infantil, o que não é verdade. Destinamos 25% ao setor, até mais. Não gastamos um centavo sequer do percentual da educação infantil para o Bolsa Universitária, projeto que deve ser aprimorado gradualmente, para atender mais e mais. Fico feliz de investir na Educação, pois também entendo as projeções de crescimento que ela assegura a todos nós. O caminho da prosperidade passa necessariamente pela Educação, sem dúvida".

Galindo posou ao lado dos aprovados em primeiro lugar, parabenizando-os pela conquista da pontuação. "As provas foram difíceis, bem sei, mas vocês conseguiram, e é o mais importante: ingressam em breve numa universidade, início da jornada de sucesso que a vida reserva a todos". Gustavo Correia da Silva Campos, aprovado em primeiro lugar em Odontologia, discursou em nome dos colegas, agradecendo igualmente o apoio da Prefeitura "e daqueles que acreditam no potencial dos jovens para um Brasil melhor".

Também posaram ao lado do prefeito Chico Galindo, do secretário Permínio Pinto e diretores das faculdades parceiras do projeto, os alunos Rosane Antônia de Almeida (Serviço Social), que conquistou o primeiro lugar entre os 124 concorrentes por vaga neste curso, e Jonimar Nunes, Produção Visual. "De agora em diante, é com vocês! O desafio maior foi conquistado, o de ingressar na universidade. Sejam bem vindos ao ensino superior! Desejo-lhes sorte e muito trabalho,parte dele, aliás, ao nosso lado, na Prefeitura, quando retribuirão os custos empenhados pela Prefeitura e universidades para que atingissem tal posto".