18 de Abril de 2011 10h10

Prefeito Francisco Galindo fará reunião com servidores que participaram da capacitação do TCE-MT

18/04/2011

Ângela Jordão/PMC

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, reunirá, na próxima semana, todos os servidores municipais que participaram do curso de Gestão Eficaz ministrado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), e direcionado especificamente para a equipe da Prefeitura de Cuiabá. O objetivo da reunião é debater os temas abordados na capacitação, visando aprimorar as determinações da Corte de Contas na administração financeira do município de Cuiabá.

O curso de capacitação foi realizado na última semana (dias 11 e 12 de abri) e contou com a presença de assessores e responsáveis por áreas técnicas e administrativas, especialmente das chamadas CAFs (Coordenação Administrativa Financeira). Os secretários municipais, adjuntos e inclusive o prefeito Francisco Galindo, participaram do curso.

Inúmeros temas foram abordados pelo TCE, como a responsabilização de agentes públicos, padronização de multas aplicáveis pelo TCE-MT, responsabilidades de gestores, servidores e controladores pelo Sistema de Controle Interno, nova contabilidade pública, atribuições e responsabilidade pelo controle do patrimônio, prestação de contas de convênio, controle externo sobre atos de pessoal, licitações e contratos etc.

Na abertura da capacitação, o conselheiro presidente do TCE-MT, Valter Albano, fez questão de destacar que o momento é “extremamente positivo para a administração pública”, pois de forma clara e simples está se buscando trocar experiências, expor boas práticas e relacionar aquelas práticas não recomendáveis e que resultam em punições pela Corte de Contas”.

O prefeito Francisco Galindo considerou a capacitação “um instrumento fundamental para a qualificação dos dirigentes e técnicos da administração pública municipal”. E acrescentou: “por mais que se tenha conhecimento dos temas previstos, ninguém sabe tudo”.

O secretário municipal de Governo, Lamartine Godoy, afirmou que a parceria firmada entre o município e o TCE fui um imenso sucesso.  "O curso foi proveitoso em todos os sentidos. Serviu para esclarecer dúvidas dos gestores e servidores sobre a importância de se realizar um planejamento estratégico e executar as tarefas oriundas desse planejamento. O TCE-MT, de maneira válida, busca primeiro evitar responsabilizações. O Tribunal não tem o desejo de penalizar, quer que as normas sejam seguidas integralmente, dentro da lei e da legalidade, em benefício da população, seja de Cuiabá ou dos demais municípios do Estado".

O controlador geral do Município de Cuiabá, Luiz Mário Barros, destacou que o curso de capacitação ministrado pelo TCE/MT foi positivo, "com grau de aproveitamento 100%". Luiz Mário informou que, o prefeito Galindo está determinado a ampliar a capacitação dos servidores da Prefeitura na área técnica.  “Esta foi a primeira, de muitas parcerias que faremos com o TCE-MT”, finaliza Luiz Mário.