05 de Agosto de 2011 09h00

Prefeito faz balanço da gestão para diretoria da CDL

05/08/2011

Dantielle Gomes/PMC

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, reuniu-se nesta quinta-feira (04-08) com a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas –CDL, na sede da entidade, na avenida Getulio Vargas. Galindo fez uma prestação de contas de sua gestão, principalmente das ações promovidas no primeiro semestre de 2011.   Estavam presentes o vice-presidente da CDL, Célio Fernandes, o diretor presidente da Sanecap, Aray Carlos da Fonseca Filho, e outros empresários e representantes da rede do comércio de Cuiabá.
Além de fazer um balanço de sua gestão, Galindo se reuniu com a CDL para ouvir dos representantes da sociedade a opinião sobre a concessão dos serviços de água e esgoto.

O prefeito afirmou que está trabalhando para equilibrar as contas do município, incrementando o setor de arrecadação e promovendo uma série de ajustes para que os recursos disponíveis sejam aplicados com seriedade e eficácia.  “Hoje, conseguimos equilibrar nossas contas. Pagamos nossas despesas mês a mês sem deixar dívidas. Já conseguimos pagar R$ 40 milhões do total de R$ 62 milhões de dívidas herdadas e, o mais importante, estamos pagando os servidores municipais corretamente, sem atrasos”, destacou Galindo.

Na área da saúde, o prefeito disse que ainda há muito que avançar, mas que muito já foi realizado, como uma ampla reforma no Pronto Socorre de Cuiabá e a aquisição de mais 96 leitos móveis e totalmente equipados para atendimento.

Outro destaque foi a implantação do Sistema de Cadastro Imobiliário, em substituição ao antigo, que estava defasado. “Esse novo sistema corrigirá os valores dos imóveis já cadastrados, além de oferecer um sistema completo de georeferrenciamento”, afirmou o prefeito.  Ele disse que Cuiabá ainda tem muitos imóveis, como prédios e condomínios, que ainda são cadastrados como terreno. “Essas diferenças vão acabar quando o novo sistema entrar em ação”, disse.

O objetivo é que até dezembro de 2012 todos os imóveis de Cuiabá estejam cadastrados dentro da realidade atual. Para esse ano a prioridade será o cadastramento de imóveis irregulares de grande porte, com a expectativa de que tal medida traga resultados fiscais para a capital.

Ele deu destaque às ações do Multiação – programa que investiu R$ 40 milhões em ações de infraestrutura, como limpeza, operação tapa buracos e recapeamento de ruas e avenidas. A meta, agora, é a execução do programa Poeira Zero, que prevê a pavimentação das vias de 59 bairros de Cuiabá. O programa exigirá recursos no valor de R$ 214 milhões, sendo que R$ 55 milhões já estão garantidos e os projetos já estão em fase de licitação. Segundo o Prefeito, agora resta buscar os valores que faltam, sendo que os demais recursos poderão vir da possível concessão dos serviços de água e esgoto.

Ao final da reunião o vice-presidente da CDL, Célio Fernandes elogiou a iniciativa do gestor cuiabano em ouvir os representantes do grupo. “O prefeito fez hoje os esclarecimentos que nós precisávamos para repassar à sociedade. Isto, agora será constante, e nós poderemos levar as informações para a população”.