Marcos Lopes-Secom Cuiabá

As cem debutantes do projeto “Um Sonho a Mais”, da Prefeitura de Cuiabá, oriundo do Programa Valorizando Vidas, visitaram nesta terça-feira (10-04) o prefeito Francisco Galindo e a primeira dama, idealizadora do projeto, Norma Sueli Galindo.

Desde o dia 16 de março, as meninas integrantes do projeto realizam atividades sociais e participam de palestras e oficinas. O objetivo, segundo Norma Galindo, “é estreitar os laços familiares, as amizades e a minimizar as situações de vulnerabilidade em que as debutantes se encontram”.

No dia 28 de abril, as cem garotas terão o sonhado Baile de Debutantes, tradicionalmente realizado aos 15 anos de idade. Como algumas garotas, já com 16 anos, ainda não tiveram um baile, a festa foi estendida a todas elas. A mãe de uma das meninas, Eliane Apolinário, agradeceu a participação da filha no projeto. “Muito obrigada por dar a oportunidade de minha filha realizar este sonho”, disse.

Luziane Silva, que completa, hoje, 16 anos, também falou sobre a participação no projeto Um Sonho a Mais. “Todas as palestras e oficinas vão influenciar muito no nosso futuro. Além disso, temos a troca de experiências com meninas de outras comunidades e isso só aumenta mais nossas amizades”, afirmou.

Sobre o baile, Luziane diz estar ansiosa. “Todas nós estamos ansiosas. São tantos preparativos. Tantos detalhes. É realmente a realização de um sonho”, disse.

O prefeito Francisco Galindo contou como surgiu o projeto. “Num sábado, eu já estava cansado, minha esposa apareceu com uma pilha de projetos. Este do Baile das Debutantes foi o que mais me encantou. Nunca teve isso aqui em Cuiabá e, em todo o Brasil, nunca teve uma festa tão grande. Eu, que só tive filhos homens, ganhei cem filhas”, comemorou.

Dona Norma, que idealizou o projeto, concordou. “Estamos cuidando de todos os detalhes dessa festa como se todas fossem nossas próprias filhas. O baile, com certeza, vai ser maravilhoso”, enfatizou.

Ao final, o prefeito, junto à primeira dama e às adolescentes, plantou um ipê rosa, árvore símbolo de Mato Grosso, como marco da apresentação oficial das debutantes.

Um Sonho a Mais

“Um Sonho a Mais” é um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, oriundo do programa Valorizando Vidas, liderado pela primeira dama Norma Sueli Galindo e uma comissão, formada por vários profissionais.

Desde o dia 16 de março, as adolescentes vem participando de palestras e oficinas com  o objetivo de contribuir para sua formação social, emocional e educacional, além do desenvolvimento da autoestima e melhoria da qualidade de vida.

O projeto contempla diferentes atividades socioeducativas, além da participação das adolescentes em ações de cunho social e humanitário em suas comunidades e a realização do grande Baile de Gala.

• IV Educa na Praça traz atrações culturais, celebra a chegada da primavera e encanta a praça Santos Dumont

• Secretaria de Serviços Urbanos revitaliza Praça Santos Dumont que receberá o IV Educa Mais, nesta sexta-feira (21-09)

• SUGESTÃO DE PAUTA: Escolas de Cuiabá participam do "IV Educa na Praça" na próxima sexta-feira

• Projeto Música na Praça encanta os cuiabanos na praça Alencastro