Prefeito discute projetos com representantes da comunidade

Otmar de Oliveira

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, manteve uma longa reunião com representantes comunitários, na manhã desta segunda-feira (22-08), quando ouviu reivindicações de melhorias para os bairros. Galindo recebeu as presidentes dos bairros Dr. Fábio I e II e o representante do Jardim Brasil. O encontro foi acompanhado pelos vereadores Misael Galvão e Chico 2000.

Para o bairro Dr. Fábio I, a presidente Maria José pediu apoio para a reativação do programa entrega “sopão” e a “multimistura” (um composto de sementes e plantas que auxilia na nutrição de crianças) para as famílias carentes da região. Também solicitou a reforma do Centro Comunitário e da creche do bairro.

Já a presidente do Dr. Fábio II, Maria Orli, solicitou melhoria no atendimento a saúde, serviços de água e esgoto e pavimentação dos bairros. O representante do Jardim Brasil solicitou a finalização das obras e inauguração do Centro Comunitário, instalação de mais uma creche e fiscalização, delimitação e sinalização da área verde - que é uma APP (Área de Preservação Permanente) – que existe no bairro (margeando o Córrego Três Barras).

O prefeito fez uma explanação sobre os vários projetos e programas em andamento na Prefeitura de Cuiabá, nas áreas de saúde, educação, pavimentação e os serviços de água e esgoto.

Na área da saúde, Galindo explicou que está em fase final a aquisição de 150 computadores, destinados a todas as unidades de saúde da capital (total de 102). Informatizadas, as unidades terão condições de fazer o agendamento dos atendimentos. “Atualmente, a população vai até a unidade, de madrugada, para solicitar um atendimento, e sai de lá sem saber a data, esperando o dia em que será comunicado sobre o agendamento. Com a informatização, o agendamento será feito na hora e o morador já saberá o dia e hora em que será atendido”, explicou o prefeito.

Ele informou ainda, que serão construídas duas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) em Cuiabá, uma no bairro Paschoal Ramos e outra, para atender os moradores da grande Morada da Serra, que será instalada na Morada do Ouro. Também está prevista para 2012 a reforma e ampliação de todas as policlínicas e demais unidades de saúde, inclusive com troca de móveis e equipamentos.

Em relação às creches, está prevista a reforma de todas as unidades, sendo que 50% delas serão reformadas ainda este ano e as outras 50% em 2012. Já a reforma dos centros comunitários está sendo analisada em parceira com a União Cuiabana das Associações de Bairros - Ucamb, para se determinar quais as reformas mais necessárias e urgentes.

Sobre os programas que oferecem “sopão” e a “multimistura” a população, as reivindicações serão encaminhadas à Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), com a determinação que seja dado apoio ao programa desenvolvido no bairro Dr. Fábio I. Galindo contou ainda, que a Prefeitura pretende reativar a Padaria Popular, que funcionava no bairro Jardim Florianópolis, inclusive com a retomada de distribuição de leite para as famílias carentes.

Os representantes comunitários saíram satisfeitos da reunião, elogiando a atuação do prefeito e os resultados do encontro. “Foi uma reunião maravilhosa. Saímos daqui muito satisfeitos”, declarou o representante do Jardim Brasil, Edison Pires. Já a presidente do Dr. Fábio II, Maria Orli elogiou a determinação do prefeito em discutir “cara a cara” com os representes do povo. “O prefeito está fazendo certo. Somente assim, ele saberá o que acontece na cidade, às necessidades do bairro”, disse ela.

Reunião com comunitários

O vereador Misael Galvão explicou, que a partir deste mês, os encontros do prefeito Chico Galindo com os líderes comunitários serão realizados mensalmente. Uma vez por mês o prefeito atenderá os presidentes de bairros na sede da Ucamb e na sede da Ucam (União Coxipoense de Moradores de Bairro), totalizando dois encontros mensais. A primeira reunião será no dia 05 de setembro, na sede da Ucamb.

O vereador Chico 2000 também elogiou o encontro, parabenizando o prefeito pela iniciativa. “Saímos daqui satisfeitos e felizes em saber que o prefeito estará mais perto dos comunitários”, ressaltou.

• Prefeitura, Governo do Estado e Secopa definem ações para recepcionar turistas durante a Copa

• SUGESTÃO DE PAUTA - Governo do Estado e prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande unificam ações pró-Copa do Mundo

• Evento discute planos operacionais para a Copa em Cuiabá

• Mauro Mendes e empresários definem ações para a Copa do Mundo