12 de Agosto de 2011 09h28

Prefeito discute a concessão dos serviços de água e esgoto na Regional Sul

12/08/2011

Dantielle Gomes/PMC

Na noite dessa quinta-feira (11-08) o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, participou de uma reunião junto às lideranças comunitárias da região sul, para discutir a concessão dos serviços de água e esgoto hoje adiministrados pela Companhia de Saneamento da Capital – SANECAP. A reunião teve início às 20:00 horas na sede da União Coxipoense de Moradores (Ucam).

De acordo com o subprefeito da Regional Sul, Carlos Nery Souza, a reunião com o prefeito já era esperada há algum tempo pela comunidade. “A questão é que é muito importante o prefeito ouvir a comunidade sobre os problemas e anseios. A região sul, com certeza, está satisfeita com essa oportunidade”. Cerca de 80 bairros fazem parte do conglomerado da região Sul, e 25% dos presidentes de bairro se inscreveram para tirar dúvidas a respeito da concessão da Companhia de Saneamento e cobrar obras nos bairros.

Galindo apresentou a prestação de contas de sua gestão, principalmente das ações promovidas no primeiro semestre de 2011. E em seguida começou a falar sobre a concessão. Ele lembrou que ainda não há concessão, mas uma discussão do assunto. “A concessão só será realizada após termos seguido todos os passos previstos num regime democrático”, afimrou. Ele voltou a dizer que o município não tem condições financeiras de fazer os investimentos necessários para a melhoria do abastecimento de água e esgotamento da capital.

O gestor fez esclarecimetnos sobre as inverdades que estão sendo passadas à sociedade. “Ao contrário do que tem sido divulgado, não haverá privatização da Sanecap, mesmo porque isto não é permitido pela Constituição Federal, o que há é uma discussão sobre concessão, que no meu ponto de vista é a única saída para o nosso caso, considerando que o PAC continua empacado”.

Galindo explicou que há 40 anos Cuiabá  não tem investimento na área de saneamento básico. Atualmente, somente 28% do esgoto são tratados e quase metade dos bairros da capital não tem um abastecimento de água contínuo e adequado.  Ele destacou a situação lamentável em que se encontra o tratamento de esgoto na capital e fez uma comparação de impacto: “A cada R$ 1,00 que se investe em saneamento, economiza-se R$ 3,00 na área da saúde”, declarou o gestor.

Sobre a questão da tarifa de água, o prefeito ainda reforçou que a informação chegou de forma errada à população. “Para regular os ajustes das tarifa é que foi criada a Agencia Reguladora, portanto nenhum centavo será cobrado a mais, a água permanecerá com a mesma tarifa. A única coisa que vai mudar em Cuiabá é a qualidade de vida da população”, frisou.

Os representantes dos bairros apresentaram uma planilha de reuniões que eles desejam que a Prefeitura faça nos pólos da Regional Sul para discussão do edital.