03 de Fevereiro de 2011 14h45

Prefeito de Cuiabá visita famílias que vivem em áreas de risco

03/02/2011

Ângela Jordão/PMC

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, visitou na manhã desta quinta-feira (03/02) algumas áreas consideradas de risco na capital. São áreas afetadas pelas chuvas que atingiram Cuiabá esta madrugada. Felizmente, não houve grandes problemas ou estragos, como alagamentos ou desabamentos, mesmo assim, o prefeito fez questão de visitar os locais e conversar com as famílias. Galindo estava acompanhado de vários secretários municipais.

O coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Zanetti, explicou que Cuiabá não sofreu fortes estragos, porque choveu 100 milímetros em um período de cinco horas seguidas, e isto representa 20 milímetros de chuva por hora, o que é considerado uma chuva de baixa intensidade.

A primeira visita foi ao Pronto Socorro de Cuiabá, onde a chuva fez desabar uma parte do teto, na área de entrada e em um dos boxes de emergência. Após a visita ao Pronto Socorro, o prefeito de Cuiabá esteve no bairro Praeirinho, uma das comunidades mais atingidas e de maiores riscos sempre que ocorrem chuvas fortes na capital.

No Praeirinho, 70 famílias serão removidas nessa sexta-feira, dia 04, para um novo residencial, o Novo Praeiro, construído próximo ao bairro, mas em local seguro. Estas famílias moram as margens do córrego do Barbado, em precárias casas de madeira. Hoje, a maioria dos moradores estava providenciando a mudança, encaixotando seus pertences. As casas serão doadas às famílias.

A remoção será feita no início da manhã. Participam do trabalho, pelo município de Cuiabá, a Agência Municipal de Habitação e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades) e de Infraestrutura (Seminfe). O Governo do Estado está presente por meio das Secretarias das Cidades e de Meio Ambiente.

“Assim que cada família deixar o local, sua residência será demolida, para que não haja risco dos antigos moradores voltarem ou que outras pessoas ocupem o espaço”, informa o secretário Municipal de Habitação, João Emanuel. As secretarias de Meio Ambiente do Município e do Estado farão um trabalho de recuperação ambiental e rearborização das margens do córrego, onde hoje estão as casas que serão demolidas.

Após o Praeirinho, o prefeito de Cuiabá visitou o bairro Cohab São Gonçalo. Uma parte da comunidade reside às margens do córrego do Machado, cujas margens costumam ficar alagadas sempre que ocorrem chuvas mais intensas, e onde muitas casas são afetadas pelo alagamento. Muitas famílias passaram a noite em claro, com medo de terem as casas alagadas.

Alguns moradores procuraram o prefeito, para dizer que não querem mais viver no local, porque temem pela vida da família. O prefeito explicou que, 70 famílias que estão vivendo em áreas de risco na Cohab São Gonçalo também será removidas. Estas famílias receberão uma nova moradia, no residencial Alice Novacki, no bairro Paschoal Ramos. “Tais famílias já foram cadastradas e no próximo dia 28, começam a receber as novas casas. As famílias podem ficar tranqüilas que serão retiradas daqui”, informou o prefeito.

Galindo recebeu o agradecimento dos moradores, em especial do senhor Ademar Alves da Silva, que mora ao lado do córrego do Machado. Ele disse confiar na palavra dada por Galindo. “Queremos agradecer o prefeito e dizer que ele não deve dar ouvido às pessoas que reclamam, querem ser indenizadas por ter que deixar suas casas. Tem gente dizendo que quer dinheiro, mas a vida da gente vale mais que qualquer dinheiro, que qualquer bem material. Nós estamos errados aqui, isto aqui era uma área verde que foi invadida”.

Após conversar com o morador, o prefeito entregou seu cartão, com números de telefone, para que Ademar Alves possa telefonar para solicitar ajuda ou reclamar.  “Estamos trabalhando para dar conforto, segurança e dignidade para estas famílias”, ressaltou Francisco Galindo.

O prefeito estava acompanhado dos secretários João Emanuel (Habitação), Paulo Borges (Infraestrutura), Edivá Alves (SMTU), Flávio Garcia (Comunicação), Dilemário Alencar (Trabalho), Lamartine Godoy (Governo), Maurélio Ribeiro (Saúde), Moisés Dias da  Silva (Esporte e Cidadania), José Pedro Zanette  (coordenador Municipal da Defesa Civil), do representante da Prefeitura em Brasília (Ricarte de Freitas) e da subprefeita da Regional Sul, Tânia Mattos.

Minha Casa Minha Vida

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo determinou que sejam destinadas 50% das moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida”, que estão sendo construídas na cidade, para pessoas que residam em áreas consideradas de risco (propícias a enchentes, alagamentos e deslizamentos).  O programa é  desenvolvido em parceria com os governos Federal e Estadual.

O prefeito contou que Cuiabá tem cinco mil famílias vivendo em áreas de risco ou de forma precária. A Prefeitura trabalha para que nós próximos três anos estas famílias recebam novas moradias em áreas seguras.  O projeto é que, este ano, 1.200 famílias já recebam as novas casas; mais duas mil em 2012, e outras duas mil em 2013.