23 de Março de 2011 13h35

Prefeito de Cuiabá e Secretario de Agricultura Familiar do Estado debatem projetos para a capital

23/03/2011

Ângela Jordão/PMC

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, esteve reunido nesta quarta-feira com o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Jilson Francisco da Silva. Participaram da reunião o secretário Dilemário Alencar, do Trabalho e Desenvolvimento Econômico – SMTDE e o vereador Misael Galvão, tratando de vrios assuntos com vistas à desenvolver a agricultura familiar no município de Cuiabá.

Jilson Francisco explicou que o Governo do Estado quer integrar as ações estaduais voltadas para o pequeno produtor rural com as ações e projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Cuiabá. “Vamos criar um plano de ação integrado, estado e município, para dar todas as condições de trabalho ao agricultor familiar. Cuiabá tem um grande potencial produtivo de alimentos, que precisamos aproveitar”, declarou o secretário.

Ele ressaltou ainda que o crescimento da produção de alimentos local é fundamental para manter um equilíbrio nos preços dos alimentos, já que, quando importados, os produtos sempre chegam ao consumidor com valores maiores.

Além das ações integradas, dois projetos entraram na pauta de discussão do prefeito e do secretário: a nova área que deve ser destinada ao terminal atacadista do Verdão e a concretização de um frigorífico de frango caipira que está sendo instalado na região do bairro Pedra 90.

O terminal atacadista do Verdão deve deixar o espaço que ocupa atualmente, por determinação da FIFA, organizadora da Copa do Mundo de 2014. Prefeitura e estado, junto com a Agecopa (Agência Estadual de Projetos da Copa de 2014), irão trabalhar em parceria para encontrar um novo local para o terminal.

“Nosso projeto é construir uma grande central de abastecimento em Cuiabá, assim como outras capitais já possuem. Cuiabá precisa desse terminal e com o apoio do Governo do Estado vamos conseguir concretizar este projeto”, destacou o prefeito Francisco Galindo.

Sobre o frigorífico de frango caipira, Francisco Galindo explicou que o empreendimento terá a finalidade de abastecer as escolas e creches municipais com sua produção. Assim, o frigorífico atende à duas demandas: incrementa a renda dos produtores da região e fornece alimento local e de qualidade para os alunos da rede municipal.

Para que o frigorífico fique pronto e passe a operar, falta apenas resolver o problema da falta de água no local. A solução será a construção de uma poço artesiano, que ficará a cargo da prefeitura.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Jilson Francisco da Silva, explicou ao prefeito que, embora esteja deixando o cargo na próxima sexta-feira, todos os projetos e ações desenvolvidos pela Secretaria, em prol de Cuiabá, têm a garantia de continuidade, e que ele, Jilson, continuará apoiando a capital, já que continuará atuando no Governo do Estado, a pedido do governador Silval Barbosa.